José Antonio Kast Rist, católico, pró-vida e pai de nove filhos, vai disputar o segundo turno da eleição para presidente do Chile com Gabriel Boric, da esquerda. Kast, do Partido Republicano, fundado por ele, ficou em primeiro lugar na eleição de ontem, 21 de novembro, com 28,02% dos votos. Boric do Partido Convergencia Social, teve 25,60%.

O segundo turno das eleições será em 19 de dezembro.

José Antonio Kast Rist, de ascendência alemã, nasceu em 18 de janeiro de 1966 em Santiago do Chile. É casado e pai de nove filhos.

Foi deputado nacional entre 2002 e 2018 e candidato à presidência nas eleições de 2017 e 2021. É o fundador do movimento social da Ação Republicana e do Partido Republicano.

Kast é católico praticante, pertencente ao movimento Schönstatt.

Em um artigo escrito por ele em 2011 para o jornal La Tercera, ele revelou: “Antes de dormir, eu rezo. Eu sou um católico praticante. Minha família é do sul da Alemanha, a parte católica desse país”.

Ele também escreveu: "Eu arriscaria minha vida para que a lei do aborto não seja aprovada".

Em seu plano de governo para as eleições presidenciais de 2021, afirma-se: “Defendemos a vida desde a concepção até a morte natural. Todos os seres humanos têm direitos inalienáveis ​​que nenhuma pessoa ou maioria pode tirar”.

“Vamos revogar a lei que possibilita o aborto, aprovada durante o governo da ex-presidente Bachelet. Enquanto isso, reivindicamos o direito das pessoas naturais e jurídicas à objecção de consciência”, acrescenta.

Em um tuíte de maio de 2019, Kast escreveu: “Revogar a Lei do Aborto: Não importa que não tenhamos a maioria, mas o compromisso com a vida tem que ser uma ação, não apenas palavras. Não podemos ficar indiferentes a que o aborto esteja em vigor no Chile. # Salvemoslas2vidas”.

Confira também: