A Conferência dos Biuispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) aprovou o documento “O Mistério da Eucaristia na vida da Igreja”, durante a sessão matutina de ontem, 17 de novembro, de sua reunião de outono.

A votação por voto eletrônico secreto, registrou 222 votos a favor, oito contra e três abstenções. Eram necessários dois terços dos votos a favor. Quando se decidiu redigir o documento, na reunião de junho, foram 168 a favor do documento e 55 contra.

O texto final do documento não fala explicitamente sobre negar a counhão a figuras públicas que estão em pecado por negarem publicamente pontos da doutrina católica, como o aborto. O presidente Joe Biden, segundo presidente católico dos EUA trabalha ativamente a favor do aborto. Já na campanha presidencial, Biden mudou posições pessoais contra o aborto que manteve por décadas.

O documento se concentra na importância de ensinar a presença real de Jesus na eucaristia e da comunhão como ferramenta para a evangelização.

As duas seções do documento são “O dom”, que fala da eucaristia como um dom de Cristo por meio de sua encarnação, morte e ressurreição; e “Nossa resposta”, que fala da gratidão pelo dom da eucaristia, o papel que os leigos desempenham ao receber a eucaristia e a importância da eucaristia na conversão.

Confira também: