O 18º Congresso Eucarístico Nacional foi relançado no domingo, 14 de novembro, em Recife (PE), com missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta. O congresso estava programado para acontecer em 2019, mas por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas, foi adiado para 11 a 15 de novembro de 2022. O evento tem como tema “Pão em todas as mesas”.

No relançamento do Congresso, que aconteceu no Dia Mundial dos Pobres, a arquidiocese de Olinda e Recife serviu um almoço para cerca de 400 famílias que vivem em situação de rua na área central da cidade. Além disso, também foi abençoada a sede da Casa do Pão, legado do congresso que irá fornecer diversos serviços a pessoas carentes, como assistências médica, jurídica e psicológica, cursos profissionalizantes, além de apoio religioso e alimentação.

A missa campal aconteceu na rua do Imperador, no centro de Recife, e contou com a participação de mais de 2 mil pessoas. A eucaristia foi concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio, e por outros bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB).

“Nesse momento tão difícil que vive a humanidade de tantas necessidades e tantos problemas sociais, o congresso eucarístico nos fala das consequências da Eucaristia, que é se preocupar com o pobre”, disse o cardeal Tempesta. Para ele, esta “é uma oportunidade do Brasil sentir o chamado da Igreja Católica para que olhem com carinho para as pessoas com necessidades de alimento, trabalho, teto enfim de todas as necessidades que existem”.

Dom Orani destacou o legado da Casa do Pão e falou sobre a necessidade de ser “responsáveis por diminuir a fome, mas não só isso, promover a dignidade humana”. “A Igreja tem sido aquela que chama atenção, mas não só fala, também age a exemplo da futura Casa do Pão e de todo trabalho social que existe nas inúmeras paróquias”, afirmou.

Segundo o secretário geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional, monsenhor Albérico Bezerra, a Casa do Pão tem um “propósito que vai muito além do pão que alimenta o corpo, vai na acolhida integral que todos nós precisamos, nas nossas necessidades básicas”.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, convidou os fiéis a divulgar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, ler o texto-base e se inscrever para participar do evento em 2022. “Vamos viver desde já com intensidade e entusiasmo para fazermos um belo congresso nacional que não será do Recife, nem tão pouco do [Regional] Nordeste 2, mas é do Brasil inteiro e todos nós temos compromisso com esse congresso”, afirmou.

Confira também: