No próximo dia 8 de dezembro, será inaugurada a Torre de Maria, a mais alta das cinco que compõem a fachada da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, que terá no seu ápice uma estrela luminosa. Na apresentação do evento, as autoridades da arquidiocese catalã asseguraram que a estrela que coroa a nova torre mudará para sempre o visual da cidade e esperam que “Maria volte a estar no centro da vida de Barcelona”.

No dia 29 de novembro a estrela será colocada no ponto mais alto da torre da Virgem Maria, a 138 metros do chão. Jordì Flauri, chefe das obras e encarrego de levar adiante o projeto de António Guadì,  arquiteto catalão que morreu em fama de santidade, disse ao jornal El Periódico que “a torre da Virgem Maria terminará com uma estrela luminosa de 12 pontas".

“Agora vêm as outras cinco torres centrais, a torre de Jesus Cristo e os quatro evangelistas, que já estão em construção", disse Flauri. Encarregado da obra desde outubro de 2012, ele espera entregar a basílica pronta em 2026.

No próximo 8 de dezembro a inauguração solene da torre ocorrerá com o acendimento das luzes da estrela. No mesmo ato, será inaugurada a iluminação de Natal do comércio de Barcelona que terá a estrela da Basílica como tema.

O arcebispo de Barcelona, cardeal Joan Josep Omella, qualificou a inauguração como um "evento histórico" após um ano "de escuridão e luta incansável", fazendo referência à pandemia. O responsável lembrou que a torre é dedicada à Virgem Maria, a quem pedimos, "que interceda por toda a Igreja, por todo o povo de Barcelona e por todos os visitantes da igreja".

Segundo o El Periodico, com a Estrela no ápice da torre de Maria, a Basílica da Sagrada Família, passará a ser o edifício mais proeminente na linha do horizonte da capital catalã, que “provavelmente será também a única grande metrópole do mundo em que uma igreja, como acontece em muitas cidades menores, é o edifício mais alto do município”.

A Torre de Maria será a segunda mais alta depois da de Jesus, de 174 metros, e será a primeira das seis torres centrais a ser concluída.

As celebrações para comemorar a solenidade da Imaculada Conceição começam pela manhã em Barcelona, com uma festa do tradicional cerimonial dentro da Basílica, seguida pela Missa às 18h, presidida pelo cardeal Joan Josep Omella. Às 19h40 o cardeal realiza a bênção da torre e a iluminação da estrela.

Confira também: