A Sagrada Família do presépio do povoado de Chopcca, comunidade andina do departamento de Huancavelica, Peru, recebeu a bênção no dia 13 de novembro e nos próximos dias partirá com destino a Roma para decorar a praça de São Pedro no Vaticano no Natal deste ano.

A bênção aconteceu no distrito de Los Olivos em Lima, no ateliê de Manuel Said Breña Martínez, encarregado de fazer as esculturas da Sagrada Família e um dos artesãos de Huancavelica que colaboraram na realização do presépio que tem um total de 30 peças.

Breña Martínez disse à Agência Andina que o presépio que representará o Peru "foi feito por mãos huancavelicanas" e busca mostrar a ternura no rosto de cada um dos seus personagens.

“Trabalhamos especialmente para que possa haver todo um jogo de olhares da Virgem com o Menino, e são José com o Menino”, acrescentou.

Além disso, ressaltou que na imagem da Virgem Maria foi utilizado cabelo natural e disse que as esculturas possuem "estrutura metálica" e "contam com fibra de vidro, resina, tecido e tinta acrílica".

O presépio foi abençoado pelo núncio apostólico no Peru, dom Nicola Girasoli. O evento também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Peru, Óscar Maúrtua, e do governador de Huancavelica, Maciste Díaz.

Maúrtua se disse honrado que “o Peru se manifeste neste bicentenário da pátria” através do presépio da cultura Choppca, “que será visto por todos os que participam das festas de Natal”.

Espera-se que o presépio chegue ao Vaticano na próxima semana para enfeitar a Praça de São Pedro a partir de 10 de dezembro.

Breña Martínez, de 47 anos, 32 dos quais dedicados ao artesanato, descreveu as figuras da Sagrada Família em entrevista à ACI Prensa, agencia em espanhol do grupo ACI.

“A estatura de são José será mais ou menos aproximadamente 1,70 - 1,80 metros” e “ele usará um chapéu preto com todos os seus detalhes: bandeiras peruanas na parte bordada e também irá com seu poncho Chopcca (manto de lã sem mangas), seu chumpi ou faixa, seu casaco e sua huaraca (corda) e ele carregará um bastão, como se representasse os varayoc nas comunidades, que são as autoridades”.

As meias de são José serão coloridas e ele usará chinelos, sapatos de couro de lhama que os Chopcca tradicionalmente usam.

A Virgem Maria terá "um chapéu com bordados e vai ter uma manta com o escudo pátrio nas costas”, com a vicunha, a cornucópia e a árvore da quina.

Ela também vai usar um vestuário antigo, que não é usado atualmente, “mas que estou tentando resgatar através do meu presépio”, disse Breña.

O anjo que acompanhará a Sagrada Família terá um traje semelhante ao de são José e levará “um instrumento que é o pincullo (instrumento de sopro) e uma tinya (pequeno tambor)”.

“O Menino Jesus, que vai ser o centro de todo esse presépio, vai estar hillpuska, ou seja, enrolado em uma manta e enfaixado”, explicou.

“Nas comunidades, enrolam as crianças para que fiquem bem retas. Alguns dizem que as enrolam para que não se assustem, outros dizem que é para que se forme bem a sua estrutura, seu corpinho, nos primeiros meses de vida”, explicou.

Em relação às cores, o artesão disse que se destacam o vermelho, o verde e o amarelo, as cores primárias, que são colocadas sobre um fundo preto para dar contraste.

Breña Martínez disse que “através dos presépios se trata sempre de mostrar quem é Deus, Jesus, com princípios, valores, através da religião católica”.

“Nestes tempos necessitamos que as pessoas se encham de muita paz, muita solidariedade e ainda mais nestes momentos de pandemia em que se precisa sempre do Senhor e abrir o seu coração para que Deus saiba nos reconhecer como seus filhos porque também caímos em depressão, tristeza por esses momentos difíceis que estamos passando”, disse.

Chopcca

Mais em

A comunidade camponesa de Chopcca fica a leste da cidade de Huancavelica, capital do departamento de mesmo nome, a uma altitude que varia de 3.680 a 4.500 metros acima do nível do mar, em um território que é atravessado pela Qhapaq Ñan ou Caminho Inca.

A agência Andina explica que Chopcca “é o nome de um ancestral comum que, segundo algumas histórias orais, era uma personagem com poderes extraordinários e segundo outras era um coletivo, em ambos os casos de origem na população de Anqara, uma etnia que existia realmente nos territórios das atuais províncias de Angaraes e Acobamba”.

Chopcca é uma comunidade onde se fala quéchua e que tem pouco mais de 10 mil habitantes.

A vestimenta de Chopcca é uma variante chamativa do traje rural da população de Huancavelica. Sobre fundo preto, os homens têm diversos acessórios para a cintura, o pescoço, os braços e pernas, finamente tecidos com pallay, pequenos enfeites coloridos que ocupam partes ou toda a vestimenta.

As roupas femininas também são coloridas, embora em um padrão distinto, com o mesmo senso estético de contraste entre o fundo neutro e os enfeites de cores vivas. O traje tradicional do chopcca não é usado apenas nas festas, mas na vida cotidiana.

Em 15 de outubro de 2014, o Ministério da Cultura declarou a cultura da comunidade camponesa de Chopcca como Patrimônio Cultural da Nação, por sua originalidade, representatividade e importância dentro da cultura andina.

Confira também: