O Ano Santo pelo centenário do atentado contra a Virgem de Guadalupe na antiga basílica foi inaugurado no domingo, 14 de novembro, na basílica de Guadalupe. A inauguração aconteceu com a abertura da Porta Santa, cerimônia presidida pelo cardeal Carlos Aguiar Retes, arcebispo do México. O Ano Santo ou Ano Jubilar durará até 20 de novembro de 2022, Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.

Em 14 de novembro de 1921, explodiu uma bomba que um homem havia escondido em um buquê de flores que colocou na basílica velha de Guadalupe.

“Por volta das 10h30, explodiu uma bomba de dinamite que estava escondida entre as flores. Esta explosão provocou danos nos degraus do altar, que são de mármore, nos castiçais de latão e nesta Imagem Sagrada de Nosso Senhor Crucificado, que caiu no chão retorcida”, conta a história que fica na parte de trás da atual basílica com o crucifixo que protegia a imagem mariana.

Este crucifixo é conhecido como o "Santo Cristo do Atentado" e ficou retorcido após a explosão.

A história recorda que o vidro do quadro que protegia a imagem da Virgem de Guadalupe "sequer rachou" após a explosão.

O ataque foi o prelúdio do que anos depois seria uma perseguição religiosa no México, durante o governo de Plutarco Elías Calles.

Durante o ano jubilar, os fiéis que atravessarem a Porta Santa poderão lucrar a indulgência plenária, desde que cumpridas as demais condições para lucrar qualquer indulgência: rezar pelas intenções do papa, confessar, assistir à missa completa e receber a comunhão.

Confira também: