O mártir Lázaro Devasahayam será canonizado em 15 de maio de 2022 tornando-se o primeiro santo leigo na Índia. Nascido em 1712, em Tamil Nadu, Índia, era de família hindu de casta superior, no fechado sistema de estratificação social da Índia. Devashayam tornou-se militar e foi ministro do reino de Travancore, como oficial do palácio real.

Em 1741, um prisioneiro católico holandês o pôs em contato com João Batista Buttari, missionário jesuíta, que tornaria amigo e conselheiro espiritual de Devasahayam. Foi batizado quatro anos depois e declarou que abraçou a fé cristã sem ser forçado, mas por sua própria vontade.

Mudou o nome original, Neelakanda Pillai, para Lázaro e também abandonou o "Pillai" por se referir à sua casta. Sua esposa Bargavi Ammal, também se converteu e recebeu o nome de Teresa, em tamil.

Embora pertencesse a uma alta casta, pregava a igualdade entre todas as pessoas, o que provocou grande oposição, e após várias tentativas de fazê-lo abandonar a fé cristã, foi preso, acusado de traição em 1749.

Desde então, começou um período de tortura e humilhação, culminando no martírio por fuzilamento em 14 de janeiro de 1752.

Seus restos mortais foram enterrados na igreja de São Francisco Xavier em Kottar, Índia. Em 2012 foi beatificado e a celebração contou com a presença de mais de 100 mil católicos.

Confira também: