O padre José Carlos Pereira foi acusado de assédio sexual e afastado pela arquidiocese de Belo Horizonte (MG) ontem, 9 de novembro. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e, segundo a Polícia Civil, o inquérito é sigiloso.

Padre José Carlos Pereira é pároco da paróquia São Benedito, em Santa Luzia, e também responsável pelo Colégio São Benedito, na mesma cidade. As denúncias foram feitas por ex-funcionárias. Quatro delas já denunciaram o sacerdote na Polícia Civil e outras afirmaram que vão formalizar queixa nos próximos dias.

“Em respeito à dignidade de cada pessoa, a Cúria Metropolitana decide pelo afastamento do sacerdote, até que seja concluído o processo legal”, afirmou a arquidiocese por meio de comunicado. A arquidiocese diz ainda que, “desde que tomou ciência das denúncias”, buscou “agir com rapidez, mas com prudência, se inteirando do processo, em diálogo com as instâncias oficiais, o que exige respeito a prazos de instituições e agentes do direito”. Além disso, dialogou “com o sacerdote e com a comunidade paroquial”. “A arquidiocese de Belo Horizonte confia que a justiça prevalecerá”, concluiu a nota.

Padre José Carlos Pereira disse que, “depois de muitas reflexões e orações”, decidiu “pedir a Cúria Metropolitana um afastamento da Paróquia”. Em comunicado publicado pelas redes sociais da paróquia São Benedito, o sacerdote declarou que não está “saindo da paróquia”.

“Agradeço as orações que vocês têm feito por mim. Agradeço, também, por vocês continuarem confiando em mim”, disse o padre. Segundo ele, durante o afastamento, aproveitará “para cuidar da saúde, seguindo orientações médicas”.

Confira também: