Por ocasião do V Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá em 14 de novembro de 2021, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização anunciou todas as iniciativas que estão sendo promovidas pela Santa Sé.

Em primeiro lugar, o papa Francisco visitará a Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis na sexta-feira, 12 de novembro, para se encontrar com 500 pessoas pobres de diferentes partes da Europa.

Segundo os organizadores, o papa compartilhará com eles um momento de escuta e oração, será acompanhado em procissão até a basílica, onde recordarão alguns dos gestos de são Francisco de Assis. Além disso, o papa fará uma pausa para rezar na Porciúncula.

Os necessitados provêm principalmente da Cáritas da diocese de Úmbria, da associação francesa Hermano e de uma delegação que viajará de Roma coordenada pela Esmolaria Apostólica e pela Cáritas da diocese de Roma, Círculo São Pedro, Família Vicentina, Centro Astalli (Serviço Jesuíta para os Refugiados na Itália), a Comunidade de Sant'Egidio e a Associação Cristã de Trabalhadores Italianos (ACLI) de Roma.

No domingo, 14 de novembro, o papa presidirá a missa na Basílica de São Pedro às 10h, hora local (6h de Brasília), com a participação de duas mil pessoas pobres. As leituras e orações dos fiéis serão proclamadas por algumas pessoas desfavorecidas.

Após a Eucaristia, será distribuída comida quente para todos os participantes.

Da mesma forma, o papa pediu que se dedique "especial atenção aos abrigos" que se encontram na diocese de Roma, para que a cada um dos 40 abrigos sejam entregue "alimentos e produtos para o cuidado pessoal, especialmente produtos para bebês, suficiente para quase dois meses”. Também serão doados pacotes parecidos a 60 paróquias e organizações de caridade.

Os abrigos são “estruturas que acolhem pessoas, muitas vezes oferecendo inclusive alojamento, principalmente para adolescentes ou crianças junto com suas mães, que precisam urgentemente de um lugar protegido onde possam crescer, receber uma educação ou ter a oportunidade de começar uma nova vida mediante a integração gradual na sociedade”.

Por ocasião do Dia Mundial dos Pobres 2021, no domingo, dia 14, acontecerá também a iniciativa “Em Busca do Vírus” para a realização de exames gratuitos para HCV (hepatite C) e HIV.

Finalmente, o Vaticano vai pagar as contas de gás e luz de 500 famílias da diocese de Roma que estão passando por dificuldades financeiras e frequentemente vão a centros de caridade e cuja pobreza foi agravada pela Covid-19.

O papa Francisco convida todas as dioceses do mundo a realizar iniciativas semelhantes, na medida de suas possibilidades, para o V Dia Mundial dos Pobres.

Confira também: