Citando um falso "estudo" do Vaticano, a revista espanhola Vida Nueva atacou a rede de televisão católica EWTN, acusando-a de ser responsável pela maioria das notícias falsas contra o papa Francisco.

Tanto o autor do artigo quanto Vida Nueva admitiram que não têm acesso ao suposto estudo, cuja existência é desconhecida no Vaticano.

Em seu artigo "Os poderes eternos contra o Papa", Fernando Vidal, doutor em Sociologia e professor da Universidade Pontifícia Comillas, na Espanha, disse que "um estudo realizado para a Santa Sé revela que 85% das notícias falsas (fake news) contra Francisco têm sua origem na rede midiática americana”.

Com base nessa única menção ao suposto estudo, Vidal lança uma série de ataques contra a EWTN.

Vidal acusa a fundadora da EWTN, Madre Angélica, de ter sido "uma crítica intransigente do Concílio Vaticano II e de qualquer indício de abertura religiosa".

Em sua suposta defesa do papa Francisco, Vidal esquece o carinho do papa pela fundadora da EWTN, a quem considera uma “mulher santa”.

Em seguida, Fernando Vidal diz que “os Eternos”, como ele chama a EWTN, (porque EWTN é a sigla em inglês para Rede de Televisão Palavra Eterna) “tornaram-se origem e porta-voz das mais duras críticas ao pontificado de Francisco”.

Linhas depois, diz que “a intenção dos Eternos é condicionar à Igreja universal a partir do poder”.

“O tremendo é que agora a EWTN também entrou na Espanha com bênção episcopal”, diz Vidal, criticando que a maior rede de televisão católica do mundo estabeleça uma sede no país.

Depois de dois e-mails enviados em 5 e 8 de novembro, perguntando sobre o suposto estudo do Vaticano, Vidal finalmente respondeu em 8 de novembro que "o relatório não está disponível".

“Também não sei se está em artigos acadêmicos”, disse ele.

Em comunicação telefônica com ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Fernando Vidal admitiu não ter acesso ao suposto estudo porque os dados lhe foram fornecidos por “uma autoridade do Vaticano” em uma conversa informal; e admitiu que decidiu se basear em uma fofoca porque a achou "interessante".

José Beltrán, diretor da Vida Nueva, respondeu a uma consulta da ACI Prensa afirmando que “infelizmente não podemos fornecer mais informações sobre o relatório a que se refere. Outros colegas de outros meios de comunicação também fizeram o mesmo pedido, mas Fernando Vidal não está em condições de dar acesso a ele devido à sua natureza”.

Uma nova pergunta sobre o problema ético de publicar supostos resultados de um estudo sem dar acesso a ele não foi respondida por Beltrán.

Raúl Cabrera, vice-diretor de língua espanhola da sala de imprensa do Vaticano, disse a ACI Prensa, em 6 de novembro, que "nem eu nem os colegas da sala de imprensa da Santa Sé temos conhecimento da existência de tal estudo".

Para Cabrera, “uma boa alternativa seria perguntar diretamente aos colegas de VN (Vida Nueva) sobre esse assunto”.

A EWTN é a maior rede de televisão católica do mundo, fez 40 anos de existência em 15 de agosto de 2021. Trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e chega a mais de 310 milhões de lares em 145 países.

A EWTN Espanha iniciou suas transmissões no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, de 2020.

O Grupo ACI, que inclui ACI Digital, ACI Prensa, Catholic News Agency, ACI Stampa, CNA Deustch, ACI África e ACI Afrique, faz parte da família EWTN.

Michael Warsaw, presidente do diretório da EWTN, é consultor do Dicastério para Comunicações do Vaticano desde 2017.

Mais em

A EWTN é a organização midiática que realizou mais horas de cobertura ao vivo das atividades e viagens do papa Francisco desde o início do seu pontificado, levando a sua mensagem aos lares de todo o mundo.

Alejandro Bermúdez, diretor executivo do Grupo ACI, destacou que “não é apenas vergonhoso, mas irresponsável que Fernando Vidal, que é sociólogo de profissão, cite 'um estudo' com números não só absolutamente improváveis, mas completamente irreais de um ponto de vista estatístico".

“O senhor Vidal, que tem uma sinecura como diretor de uma cátedra na Universidade de Comillas, de onde deveria promover a unidade da Igreja, mostrou que o que lhe interessa é usar uma fofoca que não pode comprovar ​​para atacar a EWTN. Eu, pessoalmente, desafio o senhor Vidal e a suposta 'autoridade vaticana' (cuja existência eu questiono abertamente) a mostrar que 85% da desinformação vem da organização que cobre com mais frequência, consistência e credibilidade o papa Francisco em todo o mundo".

Confira também: