A primeira ordenação sacerdotal na diocese de San Rafael, Argentina, depois que o seminário local fosse fechado no ano passado, ocorreu no sábado, 30 de outubro. Nem o bispo de San Rafael nem a Santa Sé explicaram por que o seminário foi fechado.

O Seminário Santa Maria Mãe de Deus de San Rafael foi fundado em 25 de março de 1984 pelo então bispo, dom León Kruk. Desde a sua criação, se destacou pela fidelidade à Igreja e pela correta formação dos futuros sacerdotes.

Diante do sucesso do seminário e da desconfiança de outros bispos, houve pressão para enviar um visitante do Vaticano que chegou de 11 a 14 de junho de 1986.

O resultado foi a confirmação da obra pelo próprio papa são João Paulo II.

Em 27 de novembro de 2020 e após uma série de protestos dos fiéis locais, o seminário foi fechado.

O fechamento do seminário foi anunciado no final de julho pelo bispo Taussig, que especificou no dia 7 de agosto que a decisão não era dele, mas do Vaticano. “Eu não tenho os motivos, a Santa Sé, por meio do prefeito, comunicou para mim uma decisão e diante disso eu, como bispo, indico que Roma locuta, causa finita: quando Roma falou, a discussão acabou”, disse o bispo.

As razões para o fechamento ainda não são conhecidas, embora alguns tenham tentado explicar a questão devido à relutância de alguns padres em não obedecer à ordem de dar a comunhão nas mãos.

O seminário tinha cerca de 40 seminaristas que tiveram que ser transferidos para outros centros de formação do país, como explicou o bispo de San Rafael em outubro de 2020.

O novo padre é Matías Gómez e a missa de sua ordenação foi celebrada na catedral de San Rafael Arcanjo e presidida pelo bispo de San Rafael, dom Eduardo María Taussig.

“Lá a família de Matías, junto com amigos e vizinhos de seu distrito, Villa 25 de Mayo, o acompanharam em um momento tão significativo. Lindos momentos de alegria e emoção foram vividos durante a cerimônia, entre seus, agora, irmãos sacerdotes, quando o abraçaram depois da ordenação, e com parentes e amigos ao dar-lhes a comunhão”, escreveu o veículo de comunicação católico De Buena Fe digital.

"Dom Eduardo María Taussig expressou a sua alegria pela ordenação” e disse que o padre Matías já sabe em que paróquia vai trabalhar, acrescenta a publicação.

O blog Seminario de San Rafael por siempre também publicou a notícia da ordenação e disse que “é um fato de grande valor e significado e, acima de tudo, um momento de profunda alegria e esperança para a sofrida comunidade diocesana de San Rafael”.

“Celebremos a misericórdia de Deus, que neste Ano de São José que está quase terminando, quis nos alegrar com este dom incomensurável de um novo sacerdote, fruto póstumo do seminário pelo qual dom León Kruk entregou a Deus suas preocupações e sua vida, junto com os esforços daquele que o fizeram possível”.

ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, escreveu e ligou várias vezes para a diocese de San Rafael e para a assessoria de imprensa para perguntar sobre a situação atual e o destino dos seminaristas, mas até o encerramento desta edição não houve resposta.

Confira também: