A Santa Sé confirmou nesta sexta-feira, 05, alguns detalhes sobre a próxima viagem internacional do papa Francisco que acontecerá entre os dias 2 a 6 de dezembro. Segundo a informação divulgada pelo Vaticano, o papa visitará o Chipre e a Grécia, onde não passará apenas pela capital, Atenas, mas voltará também a Lesbos, onde esteve em 2016 para rezar pelos migrantes falecidos no mediterrâneo.

A notícia foi dada por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que explica que «O papa Francisco irá viajar a Chipre entre os dias 2 e 4 de dezembro próximo, onde visitará a cidade de Nicósia; e à Grécia de 4 a 6 de Dezembro, visitando Atenas e a ilha de Lesbos”.

Bruni especificou que “o Santo Padre viajará aos países a convite das autoridades civis e eclesiásticas locais”.

A viagem a Chipre e à Grécia já estava marcada para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19. O programa não havia sido anunciado oficialmente até o momento.

Em 2 de novembro, o ministro grego das Relações Exteriores, Nikos Dendias, teve uma reunião por videoconferência com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados. Durante a chamada conversaram sobre a próxima viagem do papa.

Segundo a informação divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o lema da viagem a Chipre será "Consolar-nos na fé" - inspirado no nome do Apóstolo Barnabé, que em grego, pode significar filho de exortação ou de consolação, e sugere a importância do conforto e do encorajamento mútuo, dimensões essenciais para o diálogo, o encontro e o acolhimento e traços marcantes da vida e da história da ilha.

O lema da viagem à Grécia é " Abramo-nos às surpresas de Deus ". O lema, segundo informa a Santa Sé é retirado da Mensagem do Santo Padre para a 36ª Jornada Mundial da Juventude.


A frase completa na mensagem aos jovens é: “Abramo-nos às surpresas de Deus, que quer fazer brilhar a sua luz no nosso caminho”.

O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé diz também: “Num período afetado pelas consequências da pandemia e da recente crise financeira, se expressa a esperança de que a visita do papa traga um raio de luz para o futuro da Grécia, um país com raízes profundas. fé e com um passado brilhante".

As logomarcas das viagens também foram divulgadas hoje.

A logomarca da viagem ao Chipre apresenta o mapa geográfico deste país ao fundo, enquanto à esquerda o Papa Francisco volta o seu olhar para São Barnabé, padroeiro da ilha. À direita, observa-se um ramo de oliveira amarrado a uma espiga de trigo, sinais de paz e comunhão. Acima e abaixo, em grego e inglês, está o lema da Viagem Apostólica; abaixo, a inscrição da visita do Santo Padre ao Chipre e a data da viagem. As cores laranja e verde da bandeira cipriota se destacam ao lado do branco e amarelo da bandeira do Vaticano.

A logomarca da viagem à Grécia representa a Igreja como um barco cruzando as águas do mundo, com a cruz de Cristo como mastro e o Espírito Santo inflando as velas, cujo formato estilizado evoca a figura do papa como amigo da Grécia. As cores amarelo e azul, simbolizam as bandeiras da Santa Sé e da República Helênica.

Confira também: