O papa Francisco nomeou uma freira como secretária-geral e um leigo como vice-secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

A nomeação da irmã Raffaella Petrini como secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e do advogado Giuseppe Puglisi-Alibrandi como vice-secretário geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, foi anunciada ontem, 4 de novembro pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Irmã Raffaella nasceu em Roma, em 15 de janeiro de 1969. É formada em Ciências Políticas na Libera Università Internazionale degli Studi Guido Carli e fez doutorado na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, da qual é hoje professora.

Desde 2005 integra a Congregação para a Evangelização dos Povos.

Giuseppe Puglisi-Alibrandi nasceu em Roma em 23 de outubro de 1966. Estudou Direito na Universidade La Sapienza de Roma.

Em 2014 começou a trabalhar no Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, primeiro como oficial, e desde 2017 como chefe do gabinete jurídico, do Estado Civil, do Registo e do Notário Público.

Em 8 de setembro, o papa nomeou dom Fernando Vérgez Alzaga como presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, substituindo o cardeal Giuseppe Bertello, de 78 anos que atingiu a idade limite e ocupou o cargo por dez anos.

O Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano é o dicastério da Cúria Romana a quem cabe o governo civil do Estado do Vaticano. Suas diferentes diretorias cuidam de infraestruturas e serviços, telecomunicações, recursos humanos, economia, segurança, saúde e museus. A sede do dicastério fica perto da basílica de São Pedro, dentro dos Jardins do Vaticano.

Confira também: