O papa Francisco pediu orações pela população do Haiti que vive em condições extremas e pediu à comunidade internacional que apoie o país e não o deixe sozinho. Depois da oração do Ângelus dominical Francisco pediu aos fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, aos quais pediu para “rezar, rezar muito” e buscar notícias sobre a situação no Haiti.

Em seguida, o papa contou que viu na televisão o testemunho de um missionário camiliano no Haiti, padre Massimo Miraglio, e exclamou “quanto sofrimento, quanta dor há nesta terra, e quanto abandono” por isso pediu “não os abandonemos!”.

Francisco também fez um apelo para rezar juntos pelo Haiti por meio de sua conta oficial no Twitter @pontifex_pt .

 

Em julho de 2021, o papa Francisco enviou suas condolências pelo assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moïse, e expressou "sua tristeza e condena todas as formas de violência como meio de resolver crises e conflitos".

“Desejo ao querido povo haitiano um futuro de harmonia fraterna, solidariedade e prosperidade”, acrescentou o papa em telegrama.

Em agosto de 2021, o Haiti foi atingido por um terremoto de magnitude 7,2. Segundo o escritório de proteção civil do Haiti, houve pelo menos 724 mortos e 2,8 mil feridos.

A agência católica de ajuda humanitária da conferênca episcopal dos EUA, Catholic Relief Services (CRS), disse que muitas pessoas perderam suas casas, por isso enviaram algumas equipes para fornecer água potável, alimentos, saneamento básico, abrigo e suprimentos de emergência. “É muito provável que o Haiti precise de mais ajuda do que nunca”, disse na época Akim Kikonda, representante do CRS no Haiti.

 

Em 2010, o Haiti sofreu uma situação semelhante quando um terremoto de magnitude 7,0 ocorreu perto da capital do país, Porto Príncipe. Mais de 300 mil pessoas morreram e outros 1,3 milhão ficaram desabrigados.

Confira também: