A Conferência Episcopal do Chile (CECh) publicou no dia 27 de outubro um documento que propõe ferramentas às autoridades para avançar em processos de reparação daqueles que sofreram abuso sexual por parte do clero.

O documento elaborado por uma comissão de profissionais e especialistas nos diversos temas envolvidos teve a participação de 165 pessoas nas diversas fases consultivas. A publicação foi um dos objetivos propostos na assembleia plenária extraordinária da CECh realizada em agosto de 2018, após os bispos do Chile se reunirem com o papa Francisco em Roma para tratar dos casos de abuso sexual, de poder e consciência e colocar seus cargos à disposição.

“Considerando que o reconhecimento, a verdade e a justiça são sempre os primeiros passos para a reparação, comprometemo-nos com a ajuda do Conselho Nacional para a Prevenção de Abusos e Acompanhamento de Vítimas, a buscar critérios comuns nos processos de reparação às vítimas de abuso”, disse a CECh em agosto de 2018.

O documento intitulado “Rumo a caminhos de reparação” expressa a necessidade de estabelecer procedimentos para prevenir e combater os crimes de abuso sexual e tudo que possa trair a confiança das pessoas.

Como parte do processo reparatório já em curso, o documento reconhece a consolidação de escritórios destinados a receber denúncias e organizações que promovam a formação de ambientes saudáveis ​​e seguros nas dioceses e institutos de vida consagrada.

O documento reconhece a crise dos abusos e os desafios da reparação como uma “exigência ética e pastoral” e propõe um conjunto de medidas para que as vítimas ou sobreviventes possam passar por experiências de cura, reparação, justiça, caridade e misericórdia no contexto eclesial.

As ações podem ser de reparação relacional, psicológica, espiritual, econômica, moral, jurídica e simbólica, entre outras.

Além disso, sugere que o processo de reparação seja abordado caso a caso e em relação com a pessoa ferida, com a família direta, com a comunidade eclesial e com a cultura institucional.

Entre as medidas, o documento destaca a formação de três conselhos consultivos que farão parte do Conselho Nacional de Prevenção e estarão a serviço das dioceses ou comunidades religiosas que acompanham os sobreviventes nos processos de reparação.

São os conselhos de vítimas/sobreviventes, de gestão de casos e de assessoria de medidas de reparação.

O documento (em espanhol) “Rumo a caminhos de reparação” se junta a outros já publicados, como “Integridade no serviço eclesial - ISE” de 2020, que contém orientações para todas as pessoas que exercem um serviço pastoral no Chile, voluntário ou remunerado, o documento "Boas Práticas" para ambientes saudáveis ​​e seguros na Igreja de 2018 e as "Diretrizes de Cuidado e Esperança" de 2015.

O documento (em espanhol) pode ser lido AQUI.

Confira também: