Um grupo de arqueólogos descobriu um conjunto de mosaicos que poderiam pertencer à Igreja dos Apóstolos onde seria Betsaida, na Galileia, lugar mencionado nos Evangelhos.

 

Há vários anos os arqueólogos buscam o lugar exato de Betsaida, a terra de Pedro, André e Felipe, e onde séculos mais tarde foi construída a Igreja dos Apóstolos, conforme mencionado nas crônicas do bispo Willibald, que a visitou em uma peregrinação em 724.

Segundo o jornal israelense Haaretz, durante as escavações realizadas pela equipe de arqueólogos liderada por Steven Notley do Nyack College, faculdade protestantes de Nova York, EUA, e Mordechai Aviam do Kinneret Academic College de Israel, foram encontrados pisos de mosaico e inscrições que datam do final do século V ou início do século VI.

Essas construções pertencem a um edifício do período bizantino que era usado como uma casa de culto, destruída por um terremoto em 749 d.C. e depois reerguida sobre a estrutura original.

“Todos os pequenos lugares sagrados para o cristianismo e não muito conhecidos, ao contrário de Jerusalém ou Nazaré, foram perdidos por causa da conquista muçulmana”, disse Aviam.

Junto com Notley, o arqueólogo trabalha entre Beit Habek e Galileia desde 2016 e entre suas primeiras descobertas estão tesselas douradas e mosaicos, principais marcas do ornamento bizantino na arquitetura de igrejas.

Em seguida, após quatro anos de trabalho, anunciaram em 2019 a descoberta de uma grande basílica de cerca de 27 metros que estava rodeada por um muro de aproximadamente um metro de altura. Depois, encontraram recentemente novos vestígios, incluindo mosaicos e duas inscrições incompletas em uma grande abside, a parte da igreja que abriga o altar.

 

“Enquanto a inscrição menor menciona o nome de um diácono e o plano de construção, a inscrição maior é um meio medalhão e fala do bispo e da reconstrução do edifício”, disse Aviam.

Os arqueólogos ainda não definiram a data exata da construção das ruínas encontradas, mas esperam que as próximas escavações ajudem a encontrar mais informações sobre esta construção.

Essas não são as únicas ruínas associadas a Betsaida. Em 2020, o arqueólogo Rami Arav, professor do Departamento de Filosofia e Religião e do Departamento de História da Universidade de Nebraska, Estados Unidos, afirmou ter encontrado a localização exata desta cidade. As investigações de Arav sugerem que Betsaida estaria localizada a um quilômetro e meio do Mar da Galileia, na Cisjordânia, especificamente no sítio arqueológico de Et-Tell.

Este local foi estudado durante 32 anos e é onde a equipe do professor Arav descobriu várias fortificações monumentais, armazenamento de alimentos e um portão da cidade no sítio arqueológico, que remonta, dizem eles, à Idade do Ferro e pertencem à capital de Geshur, que mais tarde se tornaria Betsaida.

Embora atualmente Et-Tell não esteja perto do Mar da Galileia, e na Bíblia Betsaida seja descrita como um lugar acessível por barco, isso pode ser devido aos movimentos tectônicos e mudanças nos níveis de água que causaram uma distância já que o Mar da Galileia está no meio da fenda siro-africana e está sujeito a mudanças tectônicas. A equipe de Arav descobriu ferramentas de pesca no sítio arqueológico, mesmo longe da água.

Confira também:

 

Mais em