O padre católico Mark Chimezie Godfrey, sequestrado em 13 de outubro na diocese de Umuahia, Nigéria, foi libertado sem marcas de agressão, anunciou o bispo de Umuahia, dom Lucius Iwejáru Ugorji, em um comunicado no sábado, 23 de outubro. Dom Ugorji disse que o retorno seguro do padre era a resposta de Deus às "nossas orações".

“Tenho o prazer de anunciar que um dos meus sacerdotes, padre Mark Chimezie Godfrey, que foi sequestrado em 13 de outubro de 2021, recuperou sua liberdade hoje, após dez dias de cativeiro”, disse ele em nota obtida pela ACI Africa, agência do grupo ACI para a África. “Estamos imensamente gratos a Deus por responder às nossas orações e facilitar seu retorno ileso”.

Em sua declaração de 23 de outubro, o bispo de Umuahia expressou "profunda gratidão" a todos aqueles que rezaram pela libertação.

“Aproveito esta oportunidade para expressar nosso profundo agradecimento a todos os bispos, sacerdotes, consagrados e consagradas e todos os fiéis de Cristo que nos ajudaram com as orações durante o tempo difícil e penoso do cativeiro. Que Deus os abençoe e recompense abundantemente por sua solidariedade”, disse.

O padre Godfrey, ordenado sacerdote no início deste ano, foi sequestrado depois de celebrar a missa da manhã desta quarta-feira, 13, na paróquia são Gabriel, bem perto de sua casa.

Ele se junta à lista de padres sequestrados e depois libertados na nação mais populosa da África, que sofre uma onda de insegurança desde 2009 com a revolta do grupo terrorista Boko Haram que quer transformar o país em um Estado islâmico.

Em 11 de outubro, o Seminário Maior Cristo Rei, da diocese de Kafanchan, foi atacado e três seminaristas foram sequestrados. Eles foram soltos em 13 de outubro.

Em um relatório publicado em 13 de outubro, o catequista Mathias Ezenwa Uwakwe, da paróquia de Santa Teresa, disse que o veículo do padre Godfrey foi interceptado por homens armados que o forçaram a entrar em um jipe.

“O que eu acho é que ele pode ter sido confundido com outra pessoa porque não sabemos por que um jovem padre que acaba de iniciar o serviço de Deus deveria ser sequestrado”, disse o catequista Uwakwe.

“Os sequestradores poderiam estar procurando outra pessoa e podem tê-lo encontrado e tê-lo sequestrado”, acrescentou.

Quando se soube do sequestro, o chanceler da diocese de Umuahia, padre Henry Maduka, pediu orações pelo jovem padre, que servia como assistente do pároco da igreja de Santa Teresa.

“Portanto, somos aconselhados a estar tranquilos, mas rezar por sua rápida libertação das mãos dos sequestradores. Que a Rainha e Mãe do Eterno Sacerdote interceda por ele”, disse naquele momento o padre Maduka referindo-se ao padre sequestrado.

Confira também: