A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) negou a versão do diário madrilense ABC sobre um suposto acordo entre este organismo e o Governo no projeto de lei Orgânica de Educação (LOE).

“Ante as falsas informações que publica hoje o jornal ABC”, a CEE precisou em um comunicado que esta “não chegou a nenhum acordo nem pre-acordo com o Governo” sobre o projeto de LOE.

Em sua edição de 3 de novembro, o jornal titulava uma nota anunciando que “Governo e Igreja alcançam ‘um princípio de acordo’ sobre a disciplina de Religião”, apoiando-se em “fontes da direção federal socialista, que foram confirmadas do entorno do Presidente da Conferência Episcopal e Bispo de Bilbao, Ricardo Blázquez”.

Reiteram apoio aos 12-N

Na mesma nota, a CEE reiterou seu apoio à manifestação convocada por diversas associações educativas e familiares para esse 12 de novembro em Madri contra a reforma educativa que o Governo socialista tenta impor na Espanha.

“Segundo as declarações feitas pelo Secretário Geral, Pe. Juan Antonio Martínez Camino, em 29 de setembro passado, durante a roda de imprensa posterior à reunião da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Espanhola, que foram repetidas ontem em Ávila, com motivo de sua participação em uma conferência, a CEE apóia a manifestação convocada em Madri por diversas associações para o próximo dia 12 de novembro ”, assinalaram os bispos.

Do mesmo modo, a CEE argumentou no comunicado que esta iniciativa é um “meio legítimo pelo qual os pais e outros agentes educativos saem em defesa de seus direitos, transgredidos pelo projeto de lei Orgânica de Educação”.