Uma unidade médica móvel de exames cardiológicos foi instalada na manhã de ontem, 25 de outubro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, para oferecer exames aos necessitados.

A iniciativa, chamada “Le strade del cuore” (as estradas do coração), organizada pela Esmolaria do Vaticano, pelo grupo hospitalar italiano (GVM), pelo Hospital Tiberia e pela Fundação Italiana para o Coração, beneficiou os sem-teto que costumam se abrigar na colunata que circunda a Praça de São Pedro. Os médicos que participaram desta iniciativa são do Hospital São Carlos de Nancy, em Roma.

A clínica móvel ofereceu serviços como medição do peso e avaliação da capacidade motora do paciente, avaliação do perfil lipídico, medição da glicose sanguínea, aferição da pressão arterial, controle do ritmo cardíaco e consulta diagnóstica.

A unidade médica móvel ficou na Praça de São Pedro até 18h de ontem. O objetivo, além de oferecer check-ups e diagnósticos gratuitos às pessoas sem recursos, foi conscientizar a população da importância de ter um estilo de vida saudável que favoreça a saúde cardiovascular e, também, a realização de exames frequentes para descartar cardiopatias que, segundo dados divulgados pelo portal Vatican News, são a principal causa de morte na Itália, respondendo por 35,8% de todas as mortes.

Confira também: