É preciso sonhar e construir “com a ajuda de Deus, uma Igreja alegre, humilde e desinteressada; uma Igreja em contato com o povo e suas histórias; uma Igreja que se regenera na perspectiva da caridade”, disse o arcebispo de Perugia-Cittá della Pieve e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Gualtiero Bassetti.

Basseti falava no encerramento da Semana Social dos católicos Italianos que terminou ontem, 24 e outubro, em Taranto com o tema “O planeta que esperamos. Ambiente, trabalho, futuro. Tudo está conectado".

“Estamos cada vez mais convencidos de que as palavras e os valores do Evangelho podem não só responder às perguntas de sentido das pessoas, mas também inspirar a economia e a política”, advertiu durante a homilia.

O presidente do episcopado descreveu que esta iniciativa não foi "uma conferência, mas uma plataforma de partida para dar esperança e iniciar processos" porque os participantes refletiram sobre "a complexidade dos problemas, mas também apontaram os modelos praticáveis, as boas práticas, que produzem soluções”.

“Compreendemos que não podemos separar o ser cristão do respeito pela criação; não podemos pensar em seguir o Evangelho se não protegermos nossa terra; não podemos pretender que a economia vá 'por conta própria', enquanto a vida de fé é outra coisa", disse ele.

Por sua vez, o arcebispo de Taranto, dom Filippo Santoro, disse que “a mudança não ocorre apenas de cima, mas que é fundamental a contribuição da nossa conversão em estilos de vida como cidadãos individuais e como comunidade”, por isso exortou a “premiar as empresas capazes de combinar valor econômico, dignidade do trabalho e sustentabilidade ambiental” e “criar alianças intergeracionais e com a sociedade civil”.

Confira também: