O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, visitará a Síria de 25 de outubro a 3 de novembro. O objetivo, segundo comunicado da Santa Sé é "levar a proximidade e a solidariedade do papa Francisco às comunidades católicas da Síria, provadas por anos de guerra e necessitadas de um momento de discernimento e verificação pastoral".

Esta viagem apostólica estava marcada para abril de 2020, mas foi adiada devido às medidas de combate à covid-19 impostas.

Segundo o programa da visita coordenada pela Nunciatura Apostólica em Damasco, o cardeal Sandri chegará à Síria na noite de segunda-feira, 25 de outubro.

O cardeal se reunirá com a hierarquia católica na Síria, concelebrará uma divina liturgia com o patriarca de Antioquia da Igreja Greco-Melquita, Youssef Absi, se reunirá com os padres das circunscrições melquitas de Damasco e Bosra-Hauran, encontrará religiosos de Damasco e do sul da Síria no Memorial de São Paulo e encontrará diplomatas credenciados na Síria.

Em seguida, o cardeal Sandri visitará diversas entidades de caridade, entre elas os escritórios da Caritas Síria, a Sociedade de São Vicente de Paulo, o Orfanato de São Paulo, o Dispensário de Kachkoul, os hospitais italiano e francês, os Salesianos e as sedes das Igrejas Síria, Caldeia e Armênia.

Nos outros dias, o cardeal viajará para as cidades de Tartous e Homs, onde se encontrará com as circunscrições síria, maronita e melquita, celebrará a divina liturgia e visitará as catedrais ortodoxa síria e ortodoxa grega. Sandri também visitará o túmulo Frans Van Der Lugt, jesuíta holandês que se recusou a abandonar a comunidade que havia criado em Homs quando começou a guerra e foi morto a tiros em 2014.

Depois, o cardeal Sandri irá para Aleppo. Aí presidirá uma celebração eucarística de rito latino no vicariato, terá um encontro com os religiosos e responsáveis ​​das associações caritativas e beneficentes, com os sacerdotes da cidade e participará de uma oração ecumênica seguida de um encontro inter-religioso.

Por fim, terá momentos de oração em cada uma das catedrais católicas da cidade (nas quais estão presentes os bispos maronitas, melquitas, sírios, armênios, caldeus e latinos) e irá a Yabroud e Maaloula.

Por fim, Sandri voltará a Damasco para retornar de lá para Roma.

No dia 11 de outubro, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais informou que faria esta viagem à Síria durante uma concelebração eucarística na memória litúrgica de São João XXIII.

Nessa ocasião, o cardeal Sandri também pediu uma intercessão especial a Nossa Senhora em Harissa, “para que, se se apagarem as luzes humanas no nosso amado Líbano, cresça a chama da fé e da esperança do povo da Terra dos Cedros, e que a ventos de paz e reconstrução também soprem sobre a vizinha Síria”.

Confira também: