Na apresentação do primeiro Congresso Internacional do projeto Science, Theology and the Ontological Quest (STOQ) sobre o tema: "O infinito na ciência, na filosofia e em teologia", reafirmou-se a intenção de criar um novo clima de diálogo no interior da Igreja Católica entre a cultura científica e a cultura da fé.
Na coletiva de imprensa participaram o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, o Diretor do Projeto STOQ, Dom. Gianfranco Basti, o professor Rodolfo Guzzi e o professor de História da Ciência na Universidade Roma Tre, professor Vincenzo Cappelletti.
Teve a palavra inicialmente o Cardeal Poupard e ao longo de sua intervenção destacou a missão do STOQ como aquela de "criar um novo clima de diálogo no interior da Igreja Católica entre a cultura científica, que penetra tão fortemente em nosso mundo e nossa vida cotidiana, e aquela que podemos chamar cultura de fé, que se nutre da Revelação e do humanismo cristão".
"Enraizado nas Universidades Pontifícias Romanas –continuou o Cardeal– seu fim último é o de contribuir a uma mudança de mentalidade ao confrontar a ciência por parte dos fiéis, em vez de limitar-se a um estudo especializado de problemas teóricos".
"Em definitiva, trata-se de chegar a uma visão integral e orgânica do saber, onde os conhecimentos que o homem adquire por caminhos diversos, incluída a fé, integrem-se em uma visão homogênea, não sincretista, e ajudem ao crescimento espiritual do homem".
Dirigindo-se aos fiéis, afirmou que estes têm "a obrigação de ficar à escuta daquilo que a moderna ciência secular oferece, assim como pedimos lealmente que a sabedoria da fé seja tomada em consideração como voz especialista em humanidade".
Posteriormente o sacerdote Gianfranco Basti apresentou os detalhes do Congresso que terá lugar nos dias 9, 10 e 11 de novembro do presente ano.
Respondendo ao porquê do tema do Congresso, Dom. Basti disse que "o infinito é o único argumento de estudo comum às ciências matemática, físicas, humanas e teológicas".
"O Congresso –afirmou– é o primeiro de uma série de Congressos internacionais que, a cada dois anos, serão organizados no âmbito do projeto STOQ, que chegou ao terceiro ano de atividade".
Dom. Basti explicou que além da Universidade Lateranense, Gregoriana e o Ateneu Regina Apostolorum, "nos próximos anos a Pontifícia Universidade Salesiana e a Pontifícia Universidade da Santa Cruz estarão envolvidas, assim como também algumas universidades européias como a Universidade de Navarra na Espanha, a de Lublín na Polônia e a de Namur na Bélgica".
Deste modo foram divulgados os nomes dos apresentadores do futuro congresso: Juan Maldacena e Enrique Bombiere da IAS de Princeton; Joseph Silk de Oxford; Edgard Nelson de Princeton; Nino Cocchiarella da Indiana University; o Presidente do projeto STOQ, Cardeal Paul Poupard; o Teólogo da Casa Pontifica, Cardeal Georges Cottier; o Arcebispo de Lublín, Josef Zycinski; o Rabino Adin Steinsaltz do Israel Institute of Talmudic Publications; e o Rabino Benedetto Carucci do Seminário Rabínico de Roma.