A Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou que na sexta-feira, 5 de novembro, o papa Francisco celebrará a santa missa na sede romana da Universidade Católica do Sagrado Coração por ocasião dos 60 anos da inauguração da Faculdade de Medicina e Cirurgia.

A Universidade Católica do Sagrado Coração é responsável pela gestão do Hospital Agostino Gemelli de Roma, onde o papa foi internado de 4 a 14 de julho para uma cirurgia no cólon.

A universidade tem sua sede principal em Milão e foi fundada em 1921 pelo médico e religioso padre Agostino Gemelli, e por Armida Barelli da Terceira Ordem Secular de São Francisco, cofundadora do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O papa celebrará a missa às 10h30, hora local em Roma. Francisco sempre esteve muito próximo desta instituição educativa de referência na Itália. Por ocasião do seu centenário, em 18 de abril de 2021, após a oração do Regina Coeli no Palácio Apostólico do Vaticano, o papa felicitou a universidade pelo seu aniversário.

Na ocasião, destacou o “valioso serviço para a formação de novas gerações” e manifestou o desejo de “que continue a cumprir a sua missão educativa de ajudar os jovens a serem protagonistas de um futuro rico em esperança”.

Junto com o padre Agostino Gemelli e Armida Barelli, Ludovico Necchi, Francesco Olgiati e Ernesto Lombardo participaram da fundação da instituição. Como informa o seu site a Universidade Católica do Sagrado Coração é o maior ateneu católico da Europa.

Sua sede é em Milão, mas ela tem um forte vínculo com toda a Itália por meio de seus cinco campi em Milão, Piacenza, Cremona, Brescia e em Roma. Além disso, administra a Policlínica Universitária Agostino Gemelli de Roma.

Em seus 100 anos de história, a Universidade Católica do Sagrado Coração formou muitos dos líderes do país: políticos, altos funcionários, juízes, acadêmicos, intelectuais, empresários, professores, profissionais, bispos, jornalistas e escritores.

Confira também: