O arcebispo de Nova York, EUA, cardeal Timothy Dolan, usou sete “chaves” para entender em que consiste e como deve ser feito o processo diocesano que dá início ao sínodo sobre a sinodalidade convocado pelo papa Francisco. Na homilia do domingo, 17 de outubro, com que deu início à fase diocesana do sínodo em sua arquidiocese, o cardeal Dolan disse que, uma semana antes, o papa Francisco inaugurou em Roma o processo sinodal, “um exame de consciência sobre como a Igreja vive segundo o modelo dado por Jesus”.

Os trabalhos do processo sinodal serão desenvolvidos em três fases que se concluirão em outubro de 2023, com a celebração em Roma da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão".

“E o que é essa sinodalidade de que o papa Francisco fala com frequência? Não sei se o compreendo perfeitamente ou se o Santo Padre é sincero ao admitir que também não tem a plena compreensão, e por isso mesmo nos encomendou esta tarefa”, disse o cardeal Dolan.

O cardeal americano disse que o papa “quer que nos unamos a ele na oração, na escuta, no discernimento e no exame pessoal, e da Igreja em comunidade, para ver se estamos realmente no caminho que Jesus estabeleceu para sua amada noiva, seu Corpo místico: a Igreja”.

As sete chaves do cardeal Nolan para melhor compreender este caminho que o papa propôs são:

1 - Centralidade do Espírito Santo

“A energia e a direção da Igreja vêm do Espírito Santo e não de nós mesmos”.

2 - Estar no mundo sem ser do mundo

“Enquanto estamos no mundo, não somos do mundo; e, portanto, nossos princípios orientadores vêm do Evangelho, da revelação e do patrimônio do ensino estabelecido pela Igreja”.

3 - Sacralidade da vida humana

“Os princípios da dignidade inerente a cada pessoa humana e da santidade inerente a toda a vida humana são os faróis e os pilares do nosso caminho”.

4- Jesus é o nosso guia

“Nosso caminho nesta vida de volta ao verdadeiro e eterno lar celestial se percorre melhor precisamente como uma jornada, na qual avançamos e acompanhamos uns aos outros, com Jesus como nosso guia, Sua mãe e os santos, e nós pecadores um ao lado do outro”.

5 - Ajudar os mais necessitados

Deve-se "dar uma atenção especial àqueles que se encontram à margem do caminho, especialmente os doentes, os fracos, os pobres ou aqueles que não podem manter o nosso ritmo".

6 - Oração e sacramentos

“Nossa riqueza vem somente da fé, da confiança, da oração, dos sacramentos e de Sua graça, e que a misericórdia, o amor, o convite, a alegria, o serviço generoso e o bom exemplo são nossas únicas ferramentas, nunca a dureza, nem a condenação nem o orgulho”.

7 - Sejam católicos leais

“Isto é a sinodalidade em resumo. Somos católicos leais. O Santo Padre pediu-nos que o ajudássemos a manter sempre a Igreja sob a direção que Jesus, nosso Bom Pastor, tem para nós”.

Confira também:

Mais em