O arcebispo de Toledo, dom Francisco Cerro, fez um ato penitencial por causa da gravação de cenas sensuais do videoclipe "Ateo" (Ateu) do rapper espanhol C. Tangana e da cantora argentina Nathy Peluso dentro da catedral. Desta forma, ele pediu perdão pelas "negligências no cuidado e respeito pelo templo".

O pedido de perdão aconteceu no último domingo, 17 de outubro, na própria catedral de Toledo, no início da celebração de abertura da fase diocesana da assembleia sinodal convocada pelo papa Francisco. Dom Cerro pediu perdão pela "negligência no cuidado e no respeito ao templo".

 

O vídeo de Tangana e Peluso foi divulgado no dia 7 e outubro. No dia 8 de outubro, um comunicado da arquidiocese alegou que "o senhor arcebispo desconhecia absolutamente a existência deste projeto, seu conteúdo e o resultado final" e que “lamenta profundamente esses acontecimentos e desaprova as imagens gravadas no primeiro templo da arquidiocese”.

No dia seguinte, em 9 de outubro, o arcebispo Cerro enviou outro comunicado no qual assegurava que “em função dos acontecimentos recentes, quero me juntar a esta celebração [abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos] com um convite à conversão, reparação dos pecados e purificação que este tempo de graça e de renovação interior requer, o que faremos em um ato penitencial especial da missa”.

No ato penitencial realizado no último domingo, 17 de outubro, dom Francisco Cerro também fez referência aos “abusos a pessoas vulneráveis” e “aos pecados contra a unidade e a comunhão na Igreja, pelas críticas destrutivas, intencionais ou inconscientes e superficiais”.

Além disso, pediu perdão pelas "imoralidades e corrupções que condicionam e empurram o indivíduo para uma degradação moral ou física, dissolvem os laços familiares e obscurecem os verdadeiros valores da vida".

Confira também: