Por ocasião do 30º aniversário da instituição das Administrações Apostólicas para os católicos de rito latino na Rússia, o papa Francisco enviou uma mensagem neste domingo, 10 de outubro, na qual exorta os membros desta comunidade a “avançar, passo a passo, no caminho da unidade”.

Para avançar neste caminho, convidou a “aprofundar o conhecimento mútuo”, “rezando por todos e servindo aqueles com quem partilhamos a mesma humanidade que Jesus uniu a si mesmo de modo inseparável”.

Deste modo, disse Francisco, “descobrimo-nos irmãos e irmãs em uma peregrinação comum rumo à meta da comunhão, que Deus nos indica em cada celebração eucarística”.

O papa fez um apelo a permanecer “unidos em Cristo” e pediu que “o Espírito Santo, infundido em nossos corações, nos faça sentir filhos do Pai, irmãos e irmãs entre nós e com todos”.

Francisco convidou os católicos de rito latino da Rússia a considerar este 30º aniversário como “o momento para recordar, com humildade e gratidão, o bem recebido do Senhor e de tantos irmãos e irmãs que, como verdadeiros santos da porta ao lado, deram sustentação a este caminho”.

“E é também a ocasião propícia para propor, com a ajuda da graça, crescer segundo o Evangelho, aspirando a tornar-se comunidades sempre mais dóceis à Palavra de Deus, animadas pela esperança e sustentadas pela fortaleza consoladora do Espírito”.

Assim poderão ser uma comunidade “aberta em obediência ao mandamento supremo do amor, ao encontro e à partilha solidária com todos, especialmente com os irmãos e irmãs da Igreja ortodoxa”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo o papa Francisco, “a autoconsciência eclesial precisa constantemente de momentos fortes, como este que vocês estão vivendo, para que possa se renovar e purificar-se e também para remover, com a ajuda de Deus, toda tentação de autorreferencialismo e de autocelebração, para melhor aderir aos mesmos sentimentos presentes em Jesus Cristo”.

“Nele, que fazendo-se servo por nós nos amou até o fim, nossos comportamentos pessoais e comunitários são regenerados”.

O papa expressou seu desejo de que “esta comemoração estimule toda a comunidade católica da Federação Russa a ser uma semente evangélica que, com alegria e humildade, ofereça uma transparência límpida do Reino de Deus”.

Confira também: