A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e seu marido, abandonaram a celebração da missa em uma igreja em Roma, na noite de sábado, devido a um "incidente de segurança", disse o reitor da igreja.

Pelosi, que entrou em confronto com seu ordinário local, o arcebispo de São Francisco, dom Salvatore Cordileone, por seu apoio ao aborto, viajou a Roma para fazer o discurso principal na sessão de abertura da Cúpula de Oradores Parlamentares do G20 na sexta-feira, 8 de outubro.

No sábado, ela e seu marido, o empresário Paul Pelosi, se encontraram com o papa Francisco e outras autoridades importantes do Vaticano.

“Infelizmente, suponho, houve um incidente de segurança e lamentavelmente a porta-voz Pelosi, e seu marido, abandonaram a celebração da missa em uma igreja de Roma no sábado pela noite devido a um ‘incidente de segurança”, disse o reitor da igreja.

"Ela ia fazer nossa segunda leitura hoje, mas é claro que sua segurança é o mais importante", disse ele.

A jornalista veterana de Roma, Joan Lewis, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, no domingo, 10 de outubro, que havia falado com o padre Petroff, que lhe disse que as preocupações com a segurança se deviam às manifestações turbulentas que aconteciam nas ruas de Roma no sábado e que estavam se aproximando da área onde se encontra São Patrício, por volta das 18h.

"Foi o destacamento de segurança de Pelosi que a fez sair da missa para sua própria segurança", disse Lewis em uma troca de mensagens instantâneas com a CNA.

“O que o padre Steve soube depois da missa foi do grande número de pessoas que protestavam contra o 'passe verde' e que iam para a Via Veneto e pareciam ser violentas. Isso é o que levou sua equipe de segurança a insistir que ela deixasse a igreja para, podemos supor, que ela fosse transferida para um local mais seguro”, continuou ela.

Lewis disse que Pelosi não foi alvo de vaias, como alguns noticiários sugeriram.

Confira também: