O Papa Francisco pediu aos líderes das religiões mundiais que resistam "à tentação do fundamentalismo", numa reunião inter-religiosa ontem, 7 e outubro, em frente ao Coliseu, em Roma. "Sim, sonhemos com as religiões como irmãs e os povos como irmãos! Religiões irmãs para ajudar os povos a serem irmãos e irmãs vivendo em paz, administradores reconciliados da criação, nossa casa comum".

Francisco falava na cerimônia de encerramento ao vivo do evento "Povos como Irmãos, Terra Futura". Religiões e Culturas em Diálogo", a 35ª reunião promovida pela Comunidade de Sant'Egidio no "espírito de Assis", o encontro inter-religioso convocado na terra natal de são Francisco pelo papa são João Paulo II em 1986.

A paz "nos convoca a servir a verdade e declarar o que é mau quando é mau, sem medo ou pretensão, mesmo e especialmente quando é cometida por aqueles que professam seguir o mesmo credo que nós", disse o papa. "Em nome da paz, por favor, em todas as tradições religiosas, desestimulemos a tentação do fundamentalismo e toda tendência de ver um irmão ou irmã como um inimigo".

Falando junto com representantes muçulmanos, judeus, budistas e hindus, o papa Francisco falou de paz em meio aos conflitos atuais do mundo. "Caros irmãos e irmãs, como crentes, é nossa responsabilidade ajudar a erradicar o ódio dos corações humanos e a condenar toda forma de violência. Vamos insistir sem ambiguidade para que as armas sejam colocadas de lado e os gastos militares reduzidos, a fim de suprir as necessidades humanitárias, e que os instrumentos da morte sejam transformados em instrumentos de vida", comentou o papa.

"Menos armas e mais alimentos, menos hipocrisia e mais transparência, mais vacinas distribuídas de forma justa e menos armas comercializadas indiscriminadamente", disse ele.

O papa chamou a oração de uma fonte de força que "desarma corações cheios de ódio".

Em seu discurso, Francisco disse: "Hoje, em uma sociedade globalizada que sensacionaliza o sofrimento, mas que permanece incapaz de simpatizar com ele, precisamos 'construir compaixão' ... Precisamos escutar os outros, fazer nossos os seus sofrimentos e olhar em seus rostos".

"Não podemos continuar a aceitar guerras com o desapego com que assistimos ao noticiário noturno, mas sim fazer um esforço para vê-los através dos olhos dos povos envolvidos", disse ele.

Os líderes cristãos no evento eram o patriarca ecumênico Bartolomeu I de Constantinopla, líder espiritual dos 300 milhões de cristãos ortodoxos do mundo, Karekin II, líder da Igreja Apostólica Armênia, e o bispo luterano alemão Heinrich Bedford-Strohm. O evento começou com uma oração dos líderes cristãos.

Representaram outras religiões o rabino israelense Pinchas Goldschmidt, o rabino chefe de Moscou e presidente da Conferência dos Rabinos Europeus, Shoten Minegishi, o monge budista Soto Zen do Japão, o imã Sayyed Abu al-Qasim al-Dibaji, da Organização Mundial de Jurisprudência Pan-Islâmica, e Edith Bruck, uma escritora judia nascida na Hungria e sobrevivente do Holocausto. Lakshmi Vyas, presidente do Fórum Hindu da Europa, e Jaswant Singh, representando os sikhs, também participaram.

"Como representantes de diferentes tradições religiosas, todos nós somos chamados a resistir à atração do poder mundano, a ser a voz dos sem voz, o apoio dos que sofrem, defensores dos oprimidos e vítimas do ódio, pessoas descartadas por homens e mulheres na terra, mas preciosas aos olhos d'Aquele que habita no céu", disse o papa.

"Cultivando uma abordagem contemplativa e não predatória, as religiões são chamadas a ouvir os gemidos da mãe terra, que sofre a violência", disse.

O papa sugeriu que "o individualismo desenfreado e o desejo de auto-suficiência" haviam transbordado em "ganância insaciável".

"A terra que habitamos tem as cicatrizes disso, enquanto o ar que respiramos é rico em toxinas, mas pobre em solidariedade". Assim, derramamos a poluição de nossos corações sobre a criação", disse ele.

Na reunião Sabera Ahmadi, uma jovem mulher recém-chegada do Afeganistão, leu um apelo pela paz.

"A pandemia mostrou como os seres humanos estão no mesmo barco, presos por fios profundos". O futuro não pertence àqueles que esbanjam e exploram, àqueles que vivem para si mesmos e ignoram os outros", disse ela.

"O futuro pertence a mulheres e homens solidários e a povos irmãos". Que Deus nos ajude a reconstruir a família humana comum e a respeitar a mãe terra". Diante do Coliseu, símbolo de grandeza mas também de sofrimento, reafirmemos com a força da fé que o nome de Deus é paz".

Também participou do evento Angela Merkel, que deixa o cargo de chanceler da Alemanha quando os parlamentares eleitos em 26 de setembro conseguirem montar um novo gabinete de governo. Merkel teve uma audiência privada com o papa na manhã de ontem. O papa descreveu Merkel, filha de um pastor luterano, como "uma das grandes figuras da política mundial" em uma entrevista no mês passado. Ele recebeu Merkel em audiência privada mais do que recebeu qualquer outro chefe de Estado.

Confira também:

 

Mais em