O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha irá presidir a Peregrinação Internacional Aniversária de outubro no Santuário de Fátima, em Portugal. Ele havia sido convidado para a peregrinação de maio de 2020, mas não pôde viajar por causa das restrições sanitárias impostas por causa da pandemia de covid-19.

A peregrinação de outubro celebra a sexta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos e recorda particularmente o “milagre do Sol”, quando, segundo relatos, foi possível ver o sol tremer em uma espécie de dança. Trata-se da última grande peregrinação aniversária do ano.

Segundo o Santuário de Fátima, esta peregrinação receberá o maior grupo de peregrinos internacionais desde o início da pandemia de covid-19.  Dos 37 grupos inscritos, há peregrinos de Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polônia, Estados Unidos e também um grupo de filipinos residentes na Holanda.

“Com um novo horizonte, de olhos postos já na peregrinação de outubro, deixamos um convite renovado para que venham à Cova da Iria, com a mesma responsabilidade com que nos habituaram durante este tempo de pandemia”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em uma mensagem aos peregrinos em 30 de setembro. Para o reitor, esta nova etapa é uma “oportunidade” após um ano e meio “de tantas privações e sacrifícios em nome da nossa saúde e do amor ao próximo”.

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro começa no dia 12, às 21h30 (21h30 de Brasília), com o rosário internacional, na capelinha das aparições. Em seguida, haverá a procissão das velas e celebração no altar do recinto de oração. No dia 13 de outubro, às 9h (5h de Brasília), será rezado o rosário internacional na capelinha das aparições e, às 10h (6h de Brasília), a missa, no altar do recinto. As celebrações serão transmitidas pelo site do Santuário de Fátima.

Confira também: