O papa Francisco criou a Fundação para a Saúde Católica por meio de um documento assinado em 19 de setembro e divulgado ontem, 6 de outubro.

A função da fundação será "oferecer apoio econômico às estruturas de saúde da Igreja". Também “a sua inclusão na rede de análogas e beneméritas estruturas da Igreja e com isso, o seu propósito exclusivamente benéfico segundo com os ditames da Doutrina Social”.

Além disso, o papa estabeleceu “como pessoa jurídica canônica pública e como pessoa jurídica civil a Fundação para a Saúde Católica, como entidade ligada à Santa Sé, para que possa operar sob sua autoridade soberana e como entidade instrumental da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, que providenciará seu governo e tudo o que for necessário para seu funcionamento”.

“A fundação”, segundo Francisco, “estará sujeita às leis particulares e, em particular, às normas especiais que regulam as entidades da Santa Sé, bem como ao seu Estatuto, que aprovo ao mesmo tempo".

A fundação ficará “inscrita na lista das entidades vinculadas ao estatuto do Conselho para a Economia e sujeita aos controles e autorizações da Secretaria para a Economia”.

O papa nomeou dom Nunzio Galantino, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, como presidente da Fundação para a Saúde Católica. Também nomeou Fabio Gasperini, secretário da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, como secretário da fundação.

Os membros do Conselho de Administração nomeados por Francisco são Mariella Enoc, presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù; Sergio Alfieri, professor ordinário de Cirurgia Geral da Universidade Católica do Sacro Cuore; Chiara Gibertoni, diretora-geral da Policlínica de Sant’Orsola-Malpighi; e Maximino Caballero Ledo, secretário-geral da Secretaria para a Economia.

Confira também: