O Serviço Sacerdotal de Urgência de Tucuman, composto por 110 leigos e 35 sacerdotes, completa 50 anos de serviço à paróquia, socorrendo espiritualmente as pessoas que sofrem alguma doença física grave.

Conforme explicou o Arcebispo de Tucumán, Dom. Luis Héctor Villalba, "Cristo dedicou muito tempo aos doentes e isso se pode ver nos Evangelhos. (...) Isto demonstra que a Igreja continua com a obra do Senhor. E dentro desta instituição os leigos cumprem uma função muito importante. Graças à ajuda que prestam, as paróquias podem atender aos doentes".

O vice-presidente do serviço de Tucumán, Ernesto Gay, explicou que todas as noites do ano há um plantão formado por três leigos e um presbítero. Um deles espera na sede da instituição, se por acaso há algum chamado. Em caso de emergência, o sacerdote e os outros dois leigos levam os sacramentos ao doente no lugar em que estiver.

Desde sua fundação em 1955, o Serviço Sacerdotal de Urgência de Tucumán atendeu a 44 mil e 173 doentes em 18 mil e 432 plantões, conforme indicou Miguel Barrera, diretor da instituição, que comentou que este é um dos números mais altos de cuidados no país. Entre novembro de 2004 e outubro de 2005, tiveram uma média de seis chamados por dia, o que representa outro recorde na Argentina.