A diocese de Wilcannia-Forbes, Austrália, anunciou que vai abrir seu primeiro colégio católico de ensino médio e que ele se chamará Beato Carlo Acutis, o “Ciberapóstolo da Eucaristia”, para semear nas crianças o amor e a devoção ao Santíssimo Sacramento.

O bispo de Wilcannia-Forbes, dom Columba Macbeth-Green, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que acaba de renovar o programa diocesano de educação religiosa, que visa fortalecer o ensino da doutrina tendo como centro a Adoração Eucarística.

O bispo disse que “o que as crianças estavam aprendendo não era a plenitude da fé”. O objetivo do novo programa é que os estudantes dos colégios católicos da diocese conheçam as doutrinas da Igreja Católica e vivam a fé com uma “relação íntima com nosso Senhor”, disse.

O bispo anunciou que será aberto o primeiro colégio católico K-12 (da educação infantil ao ensino médio), com um currículo de artes liberais, e cuja educação religiosa será baseada no método Montessori com uma abordagem "prática" centrada na Eucaristia e na Missa.

“Somos uma pequena diocese periférica [...] na Austrália [...] Esta é a nossa primeira escola diocesana de ensino médio”, disse ele. Além de incorporar esta nova abordagem, a escola se chamará Beato Carlo Acutis para que a sua vivência da fé seja inspiração para as crianças.

O Beato Carlo Acutis foi um jovem católico italiano com uma devoção apaixonada pela presença real de Jesus na Eucaristia e uma aptidão para a programação de computadores. Em 2020, Acutis se tornou o primeiro millenial a ser beatificado pela Igreja Católica, e agora está a um passo de ser canonizado.

O Colégio Beato Carlo Acutis “terá no seu coração uma vida diária de oração e devoção à Santíssima Eucaristia, onde todos os alunos terão a oportunidade de construir uma amizade profunda com Jesus”, afirmou dom Columba.

Dom Columba cresceu em uma fazenda de sua diocese e serviu como capelão da polícia em Wagga Wagga até ser ordenado bispo.

Sua formação é monástica contemplativa, pois foi ordenado na Ordem de São Paulo, o Primeiro Eremita. O carisma dos também chamados Padres Paulinos inclui a contemplação de Deus na solidão e o amor à oração litúrgica.

“Quero que as crianças realmente conheçam a sua fé, possam viver a sua fé, mas também tenham um relacionamento pessoal com o Senhor”, disse ele. “Quero que conheçam as doutrinas, mas que possam refletir para fazê-las ir da cabeça ao coração. A melhor maneira de fazer isso é com a adoração, a Sagrada Eucaristia. É aí quando realmente passamos tempo com Aquele sobre quem aprendemos”, destacou.

Para o bispo, o beato Carlo Acutis “é um homem jovem devoto da Sagrada Eucaristia, que é o centro da nossa escola, e além disso, com a internet, com as coisas que os jovens de hoje estão lidando: como ser uma pessoa santa no mundo de hoje”, disse ele. "Eu só pensei: 'Bem, ele seria um santo padroeiro óbvio para a escola'", acrescentou.

Dom Columba recordou que quando o beato Carlo era estudante do ensino fundamental, muitas vezes parava em frente ao sacrário de sua paróquia, por onde passava durante as suas caminhadas para a escola, para rezar diante do Cristo Vivo. Inspirado neste detalhe da vida do santo, o colégio terá uma capela no centro da área.

“No centro da escola ficará a capela. Tudo vem daí”, disse e especificou que este projeto arquitetônico quer que “as crianças possam entrar e fazer a sua visita [ao Santíssimo], no dia a dia da escola, à imitação do beato Carlo”.

O bispo disse que um maior enfoque na Eucaristia pode trazer uma renovação espiritual à educação católica, porque “hoje podemos ver na Igreja ao redor do mundo o que acontece quando isso se perde. As pessoas vão embora. Os jovens não vêm à igreja porque não têm essa relação”.

Nesse sentido, disse que “devemos incutir nos nossos jovens o amor ao Senhor”. "Precisamos realmente voltar e redescobrir e viver nossa fé, porque é daí que nos nutrimos", acrescentou.

A diocese de Wilcannia-Forbes, em Nova Gales do Sul, tem um território do tamanho aproximado da França, mas tem apenas 20 mil habitantes, em contraste com os 67,39 milhões do país europeu.

O bispo, que mora na mitra diocesana, “a nove horas de carro da minha catedral”, explicou que, devido ao extenso território diocesano, as escolas locais dependem fortemente da tecnologia para conectar os poucos alunos que vivem em áreas remotas.

“Alguns de nossos pequenos colégios já têm salas de aula virtuais com outros colégios, por isso duas ou três de nossas escolas podem se reunir e fazer aulas de ciências juntas, e podem ficar a 100 quilômetros uma da outra”, disse ele.

Como a tecnologia desempenha um papel importante na aula, o bispo disse que quer garantir que seus alunos, seguindo o exemplo do Beato Carlo, aprendam a usar a tecnologia de forma equilibrada, para que o mundo virtual não substitua as relações verdadeiras e vivência em comunidade.

É preciso consagrar a tecnologia e “usá-la para o bem, para que possa ser útil para divulgar a fé e, realmente, para fazer crescer a própria fé”, disse ele e lembrou a importância de incutir a convicção de que “é possível ser santo na juventude”.

Mais em

Dos 12 aos 14 anos, o beato Carlo Acutis, chamado Ciberapóstolo da Eucaristia, desenvolveu um site lançado em 2005, que mostra os milagres eucarísticos ocorridos em todo o mundo. O santo morreu de leucemia um ano depois, aos 15 anos, oferecendo seu sofrimento pelo papa e pela Igreja.

Dom Columba disse que a construção da escola parou por causa da pandemia de covid-19 e que os mais afetados foram as comunidades indígenas remotas da diocese, que recentemente visitou por duas semanas, “para ajudá-los nesse momento difícil, dar-lhes um pouco de esperança”.

O bispo disse que espera que o Colégio Beato Carlo Acutis seja inaugurado em 2024, com uma inscrição de cerca de 300 a 500 estudantes.

“É uma honra dar à nossa escola o nome de um jovem tão inspirador que demonstrou que as crianças e os adolescentes podem viver uma vida dedicada a Deus e ao cuidado de quem os rodeia”, concluiu.

Confira também: