Na celebração de uma Missa Pontifical na Catedral da Imaculada Conceição da Rússia, o Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom. Giovanni Lajolo, destacou neste domingo que a Eucaristia é Pão de Vida eterna que sacia a fome e a sede do peregrino cristão que deve ser compartilhado com outros.

"A Eucaristia que é Pão de Vida eterna, não como algo sublime e inalcançável, mas sim como experiência de amor que sacia nossa fome e sede de peregrinos. Eucaristia: Pão do peregrino, alegria no peregrinar, e dom que o peregrino cristão recebe para compartilhar também com outros", disse o Arcebispo na Missa de conclusão do Ano da Eucaristia e do Congresso Eucarístico diocesano de Moscou.

Ao início da celebração eucarística, Dom Lajolo agradeceu ao Arcebispo de Mãe de Deus de Moscou, Dom. Tadeusz Kondrusieviz, pelo convite cursado e fez chegar ao Núncio apostólico, ao Arcebispo, sacerdotes e fiéis presentes, a paterna bênção do Papa Bento XVI.

Na homilia, o Secretário vaticano indicou que o homem, e de maneira eminente o cristão, "define-se como aquele que vive para o futuro, mas não aquele futuro destinado a conhecer a noite do passado, mas sim o futuro pleno, luminoso e perfeito. Esse futuro, que não conhece ocaso, é o que nos possibilita nosso ser e estar em Cristo, quando Deus for tudo em todos. E coincide, esta definição do cristão, com o tema do Congresso que hoje encerram, que relaciona a Eucaristia com a Esperança", resenha a Rádio Vaticano.

Segundo a emissora, Dom. Lajolo esteve de visita oficial na Rússia com a fim de conhecer "a posição e julgamento do Governo russo sobre diversos problemas de ordem internacional e para dar a conhecer o ponto de vista da Santa Sé". Com tal objetivo, o Ministro russo de Exteriores, Sergej Lavrov, visitou no passado 7 de junho o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano.