A diocese de Añatuya, na Argentina, lamentou o roubo e o vandalismo cometidos no cemitério Divina Misericórdia e contra a imagem da Virgem da Medalha Milagrosa.

“A destruição da imagem foi intencional e deliberada”, informou a diocese de Añatuya, em 26 de setembro, referindo-se à imagem mariana localizada no Paseo de la Fe, que foi decapitada.

“Lamentamos estes fatos que, como todo atentado a bens privados ou públicos, são repudiáveis. Seus responsáveis devem ser sancionados e os danos, reparados. Esperemos que não se repitam e que consigamos acabar com comportamentos de desrespeito, intolerância e violência”, disse.

A diocese de Añatuya disse que os fiéis católicos “se sentem ultrajados quando uma imagem religiosa é desonrada com ações como as ocorridas ou quando são profanados os lugares onde descansam os restos mortais de nossos entes queridos”.

“Quem destrói ou agride uma imagem, que sabe que tem um valor profundo para a maioria da população, está agredindo muito mais que uma porção de cimento, gesso ou madeira”, afirmou.

“Quebrar, pichar ou zombar da fé, das imagens religiosas ou dos âmbitos sagrados para a imensa maioria dos argentinos não é algo banal, diante do qual podemos ficar indiferentes”, acrescentou.

A diocese afirmou que reza pelos autores do ataque e por “aqueles que promovem a hostilidade, o desprezo, a violência” para que “possam refletir e reparar para quem, todos juntos, andemos por caminhos de justiça, convivência harmônica e solidariedade fraterna”.

“A desordem e a impunidade são alarmes para uma sociedade que descuida o cultivo das virtudes e a prática dos valores cívicos”, acrescentou.

A diocese explicou que, em breve, espera restaurar a imagem e que a forma de desagravar e manifestar o repúdio ante estes fatos será comunicada no seu devido momento.

Confira também: