O papa Francisco confirmou a nomeação de 28 novos membros da Comissão Teológica Internacional para o quinquênio de 2021 a 2026. Eles foram nomeados no ano passado mas tomaram posse por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19.

A nova comissão é constituída por 14 membros da Europa, cinco da América do Sul, três da Ásia, três da África, dois da América do Norte e um da Austrália.

As consultas para a nomeação de novos membros começaram nos primeiros meses de 2020. Na primeira fase do processo, foram consultadas as conferências episcopais do mundo inteiro e os sínodos das eparquias orientais.

Ao mesmo tempo, procedeu-se à nomeação do novo secretário adjunto, dom Maurizio Barba, oficial da Congregação para a Doutrina da Fé.

Com a respostas às consultas, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Comissão Teológica Internacional, cardeal Luis Ladaria, apresentou ao papa Francisco uma lista de candidatos.

A Comissão Teológica Internacional tem a missão de ajudar a Santa Sé, especialmente a Congregação para a Doutrina da Fé, na análise das questões doutrinais de maior importância e atualidade.

Confira também: