A Santa Sé apresentou o programa da IV Jornada das Catacumbas, organizada pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro.

No sábado, 16 de outubro, a jornada será celebrada na cidade de Roma, com visitas às Catacumbas de San Sebastián, de Priscilla, de Domitilla ou de San Calixto, entre outras.

Além das visitas guiadas, serão organizadas atividades de divulgação para crianças, visitas em linguagem gestual e serão abertas ao público algumas das catacumbas menos conhecidas, como as de santa Tecla, são Lourenço e a de Pretestato.

No domingo, 17 de outubro, o programa incluirá as catacumbas existentes em diversas localidades da região do Lácio.

Nas visitas, serão explicados os afrescos das catacumbas que reproduzem cenas bíblicas e a vida cotidiana, bem como o simbolismo dos grafites e gravações sobre a pedra feitas pelos primeiros cristãos.

O comunicado de imprensa divulgado pela Santa Sé ressalta que o significado de algumas das expressões artísticas é bem conhecido, mas que outras são difíceis de decifrar e sua interpretação ainda é enigmática. Todas elas permitem compreender um pouco da vida das primeiras comunidades cristãs.

Entre as diferentes expressões simbólicas presentes nas catacumbas, destaca-se, pela sua importância e frequência com que se encontra, o monograma de Cristo, composto da cruz e do nome de Cristo com as letras gregas alfa e ômega. Outros signos cristológicos também estão presentes, como o peixe, a âncora, o pavão, a ave fênix, a pomba com o ramo de oliveira no bico, o orante e o bom pastor, o barco e o farol e a cesta com os pães.

Todas essas expressões se encontram junto dos túmulos dos antigos cristãos e são um testemunho da esperança cristã e da visão do mundo e da vida enraizada no mistério pascal de Cristo, morto e ressuscitado.

As visitas às catacumbas serão gratuitas, com prévia reserva. E serão exigidos o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacina contra covid-19.

Para mais informações, clique AQUI. Para fazer as reservas, clique AQUI.

Confira também: