O livro de Tobias do Antigo Testamento conta como são Rafael, o arcanjo, ajuda Tobias a se casar com Sara, uma mulher cujos maridos faleciam por causa de um demônio que os atormentava na noite de núpcias.

Um dia, Tobit, um judeu fiel à lei de Deus que havia ficado cego, discutiu com sua esposa Ana e ficou cheio de aflição, pedindo ao Senhor que lhe permitisse morrer.

Da mesma forma Sara, uma jovem que teve sete esposos que morriam na noite de núpcias por culpa de um demônio que estava apaixonado por ela, também rogava a Deus pela morte ou que o Senhor se compadecesse dela. Então, Deus acolheu suas orações e enviou o arcanjo Rafael para ajudá-los.

Tobit se lembrou do dinheiro que havia deixado com um amigo em outra cidade e enviou seu filho Tobias para recuperá-lo. Mas, primeiro, pediu-lhe que encontrasse um guia no caminho e assim Tobias conheceu São Rafael, que de maneira desconhecida se fez passar por um certo Azarías que conhecia o caminho.

Ambos partiram e, quando chegaram a um rio, Tobias desceu para lavar os pés. De repente, um grande peixe saltou da água e tentou morder o seu pé. O anjo disse para agarrá-lo e retirar o fel, o coração e o fígado porque eram úteis como remédios. Mais tarde, no caminho, o menino perguntou ao anjo sobre os efeitos curativos desses elementos.

O espírito celestial respondeu que, ao queimar o coração ou o fígado do peixe diante de um homem ou mulher atacados por um demônio ou espírito maligno, os ataques cessam e desaparecem para sempre. Enquanto o fel era usado para ungir os olhos afetados por manchas brancas e que bastava soprar sobre eles, para que ficassem curados.

Mais tarde, perto de seu destino, Rafael contou a Tobias sobre Sara, que era sua parente e que, segundo a lei, seria sua futura esposa. Tobias, entretanto, contou-lhe sobre a terrível desgraça que se abatera sobre ela e o anjo o instruiu a não se preocupar com o demônio. Assim, ele o encorajou a se casar com Sara.

Em seguida, aconselhou-o a que quando ele e Sara estivessem em seu quarto, tirassem uma parte do fígado e do coração do peixe para colocar no braseiro de perfumes. Dessa forma, o cheiro se espalharia e o maligno fugiria para sempre. Do mesmo modo, indicou que antes de ter relações, os dois rezassem pela misericórdia e salvação de Deus.

Ao chegar à casa de Sara, os pais da jovem souberam que Tobias era filho de seu parente Tobit e, após conversarem entre si, o pai deu-lhe a filha como esposa e redigiu o contrato matrimonial.

Depois de comemorar, todos decidiram ir descansar. Então, Tobias entrou com Sara no quarto e fizeram o que Rafael havia aconselhado ao jovem. O cheiro do fígado e do coração do peixe no braseiro assustou efetivamente o demônio, que foi preso e acorrentado pelo Arcanjo, e os novos cônjuges rezaram a Deus por seu casamento.

No dia seguinte, todos festejaram o fato de Tobias não ter morrido e as celebrações pela união dos esposos continuaram. Tobias pediu a Rafael que fosse buscar o dinheiro de seu pai e depois os dois, junto com Sara, os servidores e os animais que seu pai lhes havia dado, partiram para a casa de Tobit.

Antes de chegar, Rafael disse a Tobias para se adiantar e preparar a casa para receber Sara. O Arcanjo indicou ao jovem que untasse os olhos de seu pai com o fel do peixe e, desta maneira, Tobit pôde recuperar a vista, para a alegria de toda a família.

Finalmente Tobit louvou ao Senhor e aos seus anjos, conheceu sua nora Sara e todos comemoraram. Quando Tobit e Tobias quiseram pagar por seus serviços ao conselheiro incógnito, o espírito celestial os chamou ao lado e se revelou a eles como Rafael, um dos sete anjos diante da glória do Senhor, enviado por Deus para ajudá-los.

Antes de subir ao céu, são Rafael disse-lhes para colocar tudo por escrito e eles, cheios de alegria, bendisseram a Deus por ter obrado maravilhas.

Leitura para o matrimônio

Além disso, do Livro de Tobias, são tiradas algumas passagens para a primeira leitura da Missa da celebração do Sacramento do Matrimônio.

A passagem exata está em Tobias 8, 5-10 e é a seguinte:

"Levantaram-se, pois, ambos e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.

Tobias disse: “Senhor, Deus de nossos pais, bendigam-vos o céu, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem.

Vós fizestes Adão do limo da terra e destes-lhe Eva por companheira.

Mais em

Ora, vós sa­beis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito”.

E Sara acrescentou: “Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice!”.

Ambos disseram: Amém! Amém! E deitaram para dormir.