A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), aprovou a criação da Ordem José Gregório Hernández, declarado Servo de Deus por João Paulo II, com o objetivo de premiar os êxitos acadêmicos daquelas pessoas vinculadas à fé cristã.
A aprovação, a instâncias do Conselho Nacional de Universidades, deu-se ao encerrar a 32º Assembléia Extraordinária do Episcopado venezuelano e com motivo do 141º aniversário do nascimento de Gregório Hernández.
O vice-postulador da causa, Dom Jorge Villasmil, informou que a criação da Ordem José Gregório Hernández, profissional católico que exerceu a medicina e a docência universitária, foi iniciativa do reitor da Universidade do Vale de Momboy, Francisco González.
"Estas iniciativas são muito interessantes e instrutivas porque em nós há um ardente desejo de vê-lo nos altares", expressou. Entretanto, lamentou que não ocorra o mesmo no desejo "de imitá-lo na dignidade de sua vida e na religiosidade de sua fé".
Dom. Villasmil pediu aos fiéis unir-se nas celebrações por este aniversário "para dar graças a Deus por este venezuelano insígne e filho da Igreja, tão valioso que já é digno de veneração e pedir por sua rápida beatificação".
A causa de beatificação foi introduzida em Roma em 4 de maio de 1972 e o decreto que reconheceu suas virtudes heróicas se deu em 16 de janeiro de 1986, sendo declarado Servo de Deus pelo então Papa João Paulo II.