A Comunidade Católica Shalom promoverá na quarta-feira, 29 de setembro, a 15ª edição da Festa dos Arcanjos, em Fortaleza (CE). Com a flexibilização parcial das medidas restritivas adotadas pelos governos para combater a pandemia de covid-19, o evento acontecerá com público presente, mas, também, transmissão on-line.

A Festa dos Arcanjos já faz parte do calendário oficial do estado do Ceará. Segundo os organizadores, em edições anteriores, chegou a ter público de 10 mil pessoas.

A Festa dos Arcanjos acontecerá no Shalom da Paz, em Fortaleza, com transmissão pelos canais do Youtube radioshalomoficial e comshalom e pelo sistema de rádios Shalom. A entrada do evento é gratuita.

A programação começará às 15h, com o terço da divina misericórdia. Em seguida, às 15h30, será celebrada a missa. Às 18h, será rezado o terço mariano, seguido do momento cívico com hasteamento das bandeiras às 18h45 e finalizará com a celebração da missa, a partir das 19h.

A Igreja Católica celebra no dia 29 de setembro os três arcanjos protetores e intercessores: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Eles estão presentes na Bíblia, desde o antigo testamento, no livro de Gênesis até o Apocalipse.  “São Miguel é o arcanjo que aparece no livro do Apocalipse como o arcanjo das batalhas. É ele quem vence as batalhas para nós. Gabriel é o anjo que proclama que Deus é forte e Rafael é o anjo da cura”, disse o idealizador do evento, padre Antônio Furtado. Segundo o sacerdote, os santos arcanjos “nos auxiliam na batalha contra o mal. Como diz em Hebreus 1,14: Os anjos são espíritos que foram criados por Deus para nos ajudar na nossa salvação, nos combates da nossa vida”.

A Festa dos Arcanjos, em Fortaleza (CE), foi incluída no calendário oficial do Ceará por meio de lei em 2016. Na ocasião, o então governador Camilo Santana ressaltou que “atualmente, vivemos em uma sociedade de tanta disputa, egoísmo e violência, que nós precisamos alimentar o espírito de solidariedade, fraternidade e paz”. Disse ainda que esta medida era também “um reconhecimento ao trabalho da Comunidade Católica Shalom, que é exemplo no estado, nos país e até no mundo”.

Confira também: