A lava vulcânica na ilha de La Palma destruiu, na tarde de 26 de setembro, a igreja de São Pio X, no distrito de Todoque.

Segundo a imprensa local, a lava, que havia parado de avançar na região, voltou a descer em direção ao mar, a cerca de dois quilômetros de distância, e engoliu o templo católico e outros edifícios. Dias atrás, o pároco da igreja de São Pio X, padre Alberto Hernández, com a ajuda de operários, retirou tudo o que podia do interior do templo, como imagens, crucifixos e o Sacrário.

A erupção vulcânica na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, começou no dia 19 de setembro. A última erupção registrada na ilha foi em 1971.

Sem vítimas humanas até ao momento, estima-se que a erupção causou prejuízos de centenas de milhões de euros.

Em recentes declarações para a revista católica espanhola Alfa & Omega, o padre Hernández disse que, diante da desgraça na região, só pode “chorar com os que choram” por tanta destruição.

Ele contou que as pessoas afetadas pela passagem da lava “são gente humilde, simples e trabalhadora. Há agricultores e alguns funcionários. Pessoas que tinham construído a sua própria casa e que tinham no campo os seus meios de subsistência. Confiemos em que as autoridades respondam e que as ajudas cheguem”.

Os moradores “são gente de fé”, disse o padre. Ele lembrou que “quando chamei o vizinho mais próximo ao vulcão, a 200 metros, para saber como estava, ele me disse: ´Vamos perder a casa, mas estamos vivos e isso é um milagre`. A fé é fundamental”.

Confira também: