O bispo de Tenerife, dom Bernardo Álvarez, visitou a ilha de La Palma, atingida pela erupção de um vulcão, na quarta-feira, 22 de setembro.

A ilha de La Palma, no arquipélago das ilhas Canárias, Espanha, desde o dia 11 de setembro sofreu uma série de sismos que deformaram o terreno e deram origem a uma cratera da qual começou a sair magma no domingo passado, 19.

Diante dessa situação, o bispo de Tenerife, dom Bernardo Alvarez, visitou a ilha para celebrar uma Eucaristia no Real Santuário Insular de Nossa Senhora das Neves.

“Muitos perderam tudo. Coloquemo-nos no lugar dos demais. Que nos mova e nos comova, que estejamos atentos e peçamos a Deus por essas pessoas, para que Ele lhes dê paciência e fortaleza”, disse o bispo em sua homilia. “Não somente o vulcão, mas a natureza é imprevisível e temos que aprender a dominá-la o melhor possível e evitar os danos que possa nos causar”.

Que Deus “nos ajude a padecer as situações que nos cabe viver”, disse dom Álvarez. “Peçamos por esses nossos irmãos e irmãs, para que esta catástrofe termine o mais rapidamente possível, para que não continue produzindo mais danos. E peçamos para que as pessoas que ali estão, ao pé do canhão, se mantenham fortes e firmes, e que o Senhor lhes dê forças para continuar realizando o seu trabalho”.

Ele fez um apelo à solidariedade para os próximos meses lembrando que a Caritas diocesana de Tenerife lançou uma campanha para canalizar o apoio cidadão à população da ilha de La Palma.

Segundo a informação da Caritas Tenerife, foi criado um gabinete de crise “para realizar um acompanhamento mais próximo do avanço desta emergência” e para “identificar as necessidades mais urgentes da população afetada e definir, a curto e médio prazo, as respostas mais adequadas ao progresso da situação”.

A diocese de Tenerife é também conhecida como diocese de San Cristóbal de La Laguna ou diocese Nivariense. Inclui as ilhas canárias de Tenerife, La Palma, La Gomera e El Hierro, situadas no arquipélago das Canárias, no oceano Atlântico.

A diocese tem uma população de pouco mais de um milhão de habitantes e conta com 312 paróquias. Durante o ano 2019, foram ordenados 4 sacerdotes e 12 seminaristas maiores estudam no período de 2020-2021.

Confira também: