O arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin, fez uma correção em relação ao canto do Glória durante missa na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição, que estava sendo transmitida via internet em 5 de setembro. A letra da música entoada pelo coro não correspondia ao texto do hino de louvor. Depois do canto, dom Brustolin disse que, por isso, seria necessário rezar o Glória.

Segundo a Introdução Geral do Missal Romano, “o Glória é um antiquíssimo e venerável hino com que a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus e ao Cordeiro. Não é permitido substituir o texto deste hino por outro”. “Canta-se ou recita-se nos domingos fora do Advento e da Quaresma, bem como nas solenidades e festas, e em particulares celebrações mais solenes”, afirma o texto.

Ao final da música, dom Leomar disse: “Que Glória bonito, mas não é o Glória da missa. Então tem que rezar, porque tem que ser exatamente a liturgia, não dá para cantar improvisado. O bispo tem que ajudar também a entrar no caminho certo”.

A canção entoada pelos músicos dizia: “Glória a Deus, que por amor à sua imagem nos criou. Glória ao Pai, eternamente, que à vida nos chamou. Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Deus! Glória a Cristo, imagem viva, luz de nosso coração. Sua vida nos revela verdadeira vocação. Ao Espírito, que anima nosso ser e nosso agir, seja dada toda a glória pela paz que faz sentir”.

Este trecho da celebração foi compartilhado por páginas de redes sociais e canais no Youtube e gerou repercussão. “Seria ótimo se todos corrigissem, se todos tivessem zelo pelo Grande Mistério, que é a Santa Missa”, comentou uma internauta. “A catequese às equipes de liturgia e canto é importantíssima para evitar equívocos e ignorância”, escreveu outro.

A oração do Glória é a seguinte: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém.

ACI Digital entrou em contato com a arquidiocese de Santa Maria, mas, segundo a assessoria, dom Leomar Brustolin não pretende falar sobre o caso. Disse também que não esperavam tanta repercussão do fato.

Confira também: