O padre Rolando Montes de Oca, sacerdote cubano da província de Camagüey, criticou o regime em Cuba e as violações dos direitos humanos em numerosas ocasiões. A casa paroquial onde ele mora foi atacada por vândalos que jogaram ovos na sua fachada e escreveram uma mensagem chamando o sacerdote de “verme asqueroso”.

Em uma publicação no Facebook, o padre Rolando considerou a acometida contra a sua casa como uma “agressão de forte violência simbólica”.

“Procuram criar terror? Querem que nos envergonhemos de pregar a liberdade? ´Verme` é a ofensa antiquada que os castristas usaram contra aqueles que pensam diferente deles. Querem que tenhamos muito ódio e sejamos violentos contra os agressores? Para mim isso é impossível”, escreveu o sacerdote.

Ele afirmou que se sente movido a ter “compaixão” pelas pessoas que lhe chamaram de “verme” e jogaram ovos na sua casa, apesar de que os ovos “estão caros e escassos em Cuba”.

“´Companheiros agressores`, eu não terei medo nem ódio de vocês. Acredito no Deus do Amor e a Cuba pela qual eu rezo e trabalho é uma Cuba onde ninguém merece insultos ou ovadas por pensar diferente. Nem vocês. Se vocês querem inimigos para fazer uma guerra, procurem outros”, afirmou o sacerdote.

Além disso, pediu que “Deus os perdoe. Eu já os perdoei e agora os convido a fazer parte dessa Cuba nova, a de Todos, porque a dos ovos e insultos é mesquinha e indigna do nosso nobre povo, aquele com o qual eu grito e rezo: LIBERDADE!”.

Confira também: