O padre nigeriano Benson Bulus Luka, sequestrado em sua casa paroquial na diocese de Kafanchan, na segunda-feira, foi libertado.

A notícia foi anunciada em 15 de setembro pelo padre Emmanuel Uchechukwu, chanceler da diocese de Kafanchan, no norte da Nigéria. A informação foi dada pela ACI Africa, agência africana do grupo ACI.

“Com o coração cheio de alegria, erguemos a voz numa sinfonia de louvores ao anunciar o regresso do nosso sacerdote, o padre Benson Bulus Luka”, disse o padre Uchechukwu.

“O padre Benson foi sequestrado por pessoas armadas em sua residência na paróquia de são Mateus Anchuna, na região do governo local de Zango Kataf, estado de Kaduna, na segunda-feira 13 de setembro de 2021. Apenas 24 horas após seu sequestro, nosso amado irmão sacerdote foi libertado por seus sequestradores”, informou.

“Queremos agradecer a todos aqueles que ofereceram orações e preces pela rápida libertação de nosso irmão sacerdote e de outros que ainda estão nos cativeiros dos seus sequestradores”, disse padre Uchechukwu. “Rogamos a Deus para que acelere a libertação daqueles que ainda estão nas mãos de seus raptores. Que Nossa Senhora de Guadalupe interceda por nós e por todos os que ainda estão em cativeiro”.

A Nigéria enfrenta desde 2009 a insurgência do grupo radical muçulmano Boko Haram que quer transformar o país em um estado islâmico. Desde então, o grupo, um dos maiores grupos islâmicos da África, orquestrou ataques terroristas indiscriminados contra vários alvos, incluindo grupos religiosos e políticos, bem como civis. Cerca de 48% dos pouco mais de 20º milhões de nigerianos são cristãos.

A situação de insegurança no país se agravou pela participação dos pastores fulani, predominantemente muçulmanos, também conhecidos como milícia fulani, que frequentemente entram em confronto com fazendeiros cristãos por causa de pastagens.

Em sua declaração de 14 de setembro, o chanceler da diocese de Kafanchan disse: “Que Jesus crucificado na cruz ouça nossas orações e apresse a libertação incondicional de seu sacerdote e de todas as demais pessoas sequestradas”.

O sequestro do padre Benson Bulus Luka ocorre na sequência de uma série de outros sequestros de membros do clero nigeriano. Em abril, homens armados sequestraram o padre Izu Marcel Onyeocha, membro da Congregação dos Filhos Missionários do Imaculado Coração de Maria (claretianos), libertado mais tarde. Em maio, a paróquia de são Vicente Ferrer Malunfashi da diocese de Sokoto foi atacada e dois padres sequestrados. Um deles, Alphonsus Bello, 33, foi morto. O outro, padre Joe Keke, 75, foi libertado. Em julho, um sacerdote que servia na diocese de Maiduguri, na Nigéria, padre Elijah Juma Wada, foi sequestrado e depois escapou após passar nove dias com seus sequestradores. Maiduguri é a base principal do Boko Haram.

No mês passado, a Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria (CBCN) condenou o aumento de sequestros, assassinatos e destruição de propriedades e pediu ao governo que “assuma total responsabilidade pela atual cultura de violência”. “As mortes nas mãos de sequestradores, pastores assassinos, bandidos, grupos terroristas transformaram a Nigéria em um dos países mais aterrorizados do mundo”, disse a CBCN em comunicado de 26 de agosto.

Confira também: