O arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), disse que Xavier Novell explicará os motivos pessoais da sua renúncia como bispo de Solsona “quando for o momento”.

“Essa renúncia nos surpreendeu e, sobretudo, o motivo pessoal, que não sabemos qual é e o que está por trás”, afirmou o cardeal Omella em entrevista à Ràdio Estel, emissora católica catalã. “Ele sabe o motivo e o dirá quando for o momento”, disse Omella.

Em 23 de agosto, tornou-se pública a renúncia de Novell oficialmente por “motivos estritamente pessoais”. O papa Francisco aceitou a renúncia e escolheu dom Romà Casanova, bispo de Vic, para ser o administrador apostólico da diocese de Solsona.

Em seguida, vários meios de comunicação informaram que Novell teria se mudado para Manresa, cidade próxima a Barcelona, e que estaria vivendo com Silvia Caballol, separada, mãe de dois filhos, psicóloga e escritora de livros eróticos que abordam temas satânicos.

Na segunda-feira, 6, a diocese de Solsona reiterou que “a decisão tomada por esse bispo emérito  obedece a ´motivos estritamente pessoais` e, portanto, a corroboração, ou não, destas informações pertencem ao seu estrito âmbito pessoal”.

“A Igreja diocesana, em comunhão com seu administrador apostólico, dom Romà Casanova Casanova, continua rezando pelo bispo com toda a esperança posta no Senhor”, disse o comunicado da diocese de Solsona.

Confira também: