Com um ato comemorativo organizado pela Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo, hoje se celebrou em Roma os 40 anos da declaração do Concílio Vaticano II "Nostra Aetate", sobre as relações da Igreja Católica com as religiões não cristãs.

Durante a manhã teve lugar uma jornada de reflexão sobre as iniciativas e eventos que caracterizaram o período pós-conciliar e o desenvolvimento das relações católico-judaicas no âmbito religioso. Deste modo se discutiram iniciativas para desenvolver o conhecimento e cooperação entre cristãos e judeus.

À tarde, realizou-se um ato sobre as perspectivas futuras da declaração conciliar, na qual interveio o Cardeal Walter Kasper, Presidente da Comissão, o Rabino David Rosen, Diretor internacional para as questões inter-religiosas do "American Jewish Committee" e o Cardeal Jean-Marie Lustiger, Arcebispo Emérito de Paris (França).

Ao ato assistiram representantes das instituições judaicas internacionais, com as que a Comissão da Santa Sé estabeleceu contatos e colaborações nestes anos, assim como membros da Cúria Romana e do corpo diplomático na Santa Sé.

João Paulo II e as relações cristãs

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Cardeal Kasper assinalou na quarta-feira que a declaração "é um dos documentos mais revolucionários do Concílio Vaticano II, porque a história com o judaísmo foi sempre muito difícil, complexa e às vezes triste. Este documento deu uma grande mudança a esta relação".

Para o Cardeal, este documento tem duas mensagens, "um não decisivo ao anti-semitismo e anti-judaísmo e um sim às raízes cristãs e às raízes judaicas do cristianismo".

Sobre o "grande papel" desempenhado pelo Papa João Paulo II na história recente das relações com os judeus, o Cardeal alemão recordou que estes consideram o falecido Pontífice, "O Papa que mais tem feito pelo judaísmo em toda a história".

"Sua visita à Grande Sinagoga de Roma e a mensagem que deixou no muro das lamentações em sua visita a Jerusalém em 2000 é algo que vive na memória dos judeus", concluiu o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo foi instituída pelo Papa Paulo VI em 1974, como organismo distinto, mas vinculado ao referido Conselho. Busca promover e estimular as relações religiosas entre judeus e católicos, com a eventual colaboração de outros cristãos.

Comemoração na Espanha

Na Espanha, o ato comemorativo do aniversário da promulgação da Declaração Conciliar Nostra Aetate se celebrará nesta sexta-feira na sede da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Segundo um comunicado da CEE, com a celebração "se trata de lembrar que com este documento conciliar começou uma nova etapa de diálogo oficial por parte da Igreja Católica com as religiões não cristãs, e de maneira especial com o Judaísmo".

No ato intervirão diversos representantes e autoridades da Igreja e da comunidade judaica na Espanha.