O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), cardeal Juan José Omella, pediu para não converter a renúncia do agora bispo emérito de Solsona, dom Xavier Novell, “em uma novela doentia”. A renúncia de dom Novell, oficialmente por “motivos estritamente pessoais”, tornou-se pública em 23 de agosto. O papa Francisco aceitou sua renúncia e escolheu dom Romà Casanova, bispo de Vic, como administrador apostólico da diocese de Solsona. Segundo a imprensa, o bispo teria se mudado para Manresa, uma cidade próxima a Barcelona, na Espanha, e estaria morando com Silvia Caballol, uma mulher separada, mãe de dois filhos, psicóloga e escritora de livros eróticos em que aborda temas satânicos para um público maior de 18 anos.

O cardeal Omella disse que “não sabia absolutamente nada” sobre o assunto e que ficou surpreendido com a notícia, “como todo mundo”.

Em 23 de agosto, após saber da renúncia, o cardeal Omella enviou um e-mail a dom Novell oferecendo a ajuda da Igreja. O bispo emérito de Solsona respondeu agradecendo a oferta.

Segundo a Europa Press, o arcebispo de Barcelona e presidente da CEE disse que também compartilha “a dor de sua família e da Igreja de Solsona”, que “ficaram comovidos”.

“O que me dói é que as pessoas inventam, ouvem uma coisa e outra e vão fazendo um relato um pouco doentio. Eu acho que devemos respeitar a privacidade das pessoas e, junto a isso, dizer também que é preciso respeitar quando uma pessoa tem suas razões para deixar seu ministério ou uma família, quando as coisas chegam a um ponto e se divorciam. O que não pode acontecer é fazer disso uma novela doentia e esmagar as pessoas”, disse o cardeal Omella.

Segundo a Europa Press, o cardeal pediu que se respeitasse a “dignidade” do bispo emérito de Solsona e afirmou que há muitos “bispos, sacerdotes e pais de família que vivem fielmente” os seus compromissos.

“Somos pecadores. É preciso reconhecer o pecado e pedir perdão, mas também valorizar tantas pessoas que são fiéis e fazem as coisas bem”, disse ele.

Na segunda-feira, 6 de setembro, a diocese de Solsona reiterou que “a decisão tomada por esse bispo emérito [de renunciar] obedece a ´motivos estritamente pessoais` e, portanto, a confirmação, ou não, dessas informações pertencem ao seu âmbito estritamente pessoal”.

“A Igreja diocesana, em comunhão com seu administrador apostólico, dom Romà Casanova Casanova, continua rezando pelo bispo com toda a esperança posta no Senhor”, afirmou o comunicado da diocese de Solsona.

Dom Xavier Novell Gomà nasceu em 20 de abril de 1969, em Montfalcó d' Agramunt, distrito de Ossó de Sió, em Lérida, na Espanha.

Graduou-se como engenheiro técnico agrícola pela Universidade de Lleida (1987-1990). Em 1997, obteve o mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e, em 2004, o doutorado.

Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1997, em Tàrrega, Lleida, aos 28 anos. Fala castelhano, catalão, italiano, francês e conhece o inglês. Foi nomeado capelão de sua santidade em 23 de julho de 2008.

Em 2010, aos 41 anos, tornou-se pública sua nomeação como bispo de Solsona.

Confira também: