Durante sua primeira visita à Rússia, o Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom. Giovanni Lajolo, descartou que o Papa Bento XVI visite esse país se sua chegada for motivo de tensão ou descontentamento.

Conforme informou a Rádio Vaticano, Dom. Lajolo concedeu duas entrevistas a importantes meios de comunicação russos, durante sua visita que termina neste domingo.

Nestes diálogos, "o Prelado expôs as dificuldades existentes na atualidade nas relações entre a Igreja Católica e a ortodoxa russa", e considerou que a eventual visita de Bento XVI a esse país seria um "evento ecumênico muito significativo e importante que exigiria uma profunda preparação, porque –segundo o Prelado– o Papa não realizaria nunca uma visita que em vez de contribuir para uma maior compreensão e concórdia sobretudo em campo cristão, pudesse ser motivo de tensão ou descontentamento".

Referindo-se à ausência de representantes católicos no Conselho Inter-religioso da Rússia e na Câmara Pública em formação, onde figuram ortodoxos, muçulmanos, judeus, budistas e protestantes, Dom. Lajolo destacou "a disponibilidade dos católicos russos para dar sua contribuição específica na promoção moral, espiritual e social de seu próprio país". "Por esta razão espero que logo possa haver representantes católicos na Câmara Pública que possam desenvolver plenamente sua missão e colaborar no crescimento da sociedade russa, da qual são parte integrante", indicou.

Dificuldades com ortodoxos

Segundo a Rádio Vaticano, Dom. Lajolo também admitiu à imprensa as recíprocas dificuldades que caracterizam as relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa na Rússia, que para o Prelado se centram na "dolorosa incapacidade de elaborar uma linguagem comum para enfrentar o exame e encontrar a solução das divergências".

Entretanto, reiterou a disponibilidade da Igreja Católica na Rússia e a representação pontifícia em Moscou de examinar junto aos ortodoxos "os motivos e as ocasiões das diferenças, e às vezes os mal-entendidos, para tentar resolvê-los ".