Dom Francesco Cui Qingqi é o novo bispo de Hankou-Wuhan. Segundo Asia News, agência de notícias católica da Ásia, o novo bispo, “aprovado pela Santa Sé, tem 57 anos e foi eleito ‘democraticamente’ em 27 de setembro de 2020 pelos organismos eclesiais vinculados ao Partido Comunista Chinês”. “Trata-se do sexto bispo chinês nomeado e ordenado no marco normativo do acordo provisório sobre a nomeação de bispos na China”, diz o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé que comunicou a ordenação episcopal.

No breve comunicado o diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, disse que a ordenação episcopal ocorreu em Wuhan, na província chinesa de Hubei, cidade em que teve início a pandemia de covid-19. O comunicado afirma que o novo bispo foi “nomeado pelo Santo Padre como Bispo de Hankou-Wuhan em 23 de junho de 2021”.

O acordo provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China foi assinado em 22 de setembro de 2018. Pelo acordo, cujo exato teor é mantido em segredo, a Santa Sé readmitiu à plena comunhão eclesial os bispos “oficiais” ordenados sem mandato pontifício pelo governo chinês. O acordo foi renovado em outubro de 2020 e permanecerá em vigor até outubro de 2022.

Em 2020, a Santa Sé declarou que “a Santa Sé, considerando positivo o período de aplicação” do acordo “de fundamental valor eclesial e pastoral, graças à boa comunicação e colaboração entre as partes na matéria acordada, está disposta a continuar com o diálogo aberto e construtivo para favorecer a vida da Igreja católica e o bem do povo chinês”.

Asia News disse que o novo bispo já “estava à frente da diocese de Wuhan desde dezembro de 2012, quando o anterior administrador, padre Shen Guoan, foi obrigado a renunciar porque era muito pouco leal a Pequim”.

“Desde 2016, já ocupava também o cargo de subsecretário da Conferência Episcopal China, organismo igualmente controlado pelo partido” comunista, acrescentou.

A Ásia News também comentou o nome da diocese que o novo bispo irá governar. “A catedral de são José é a sede do que, para o Vaticano, era a diocese de Hankou, como se chamava antigamente a cidade sobre o rio Yangtze, que é o centro da atual metrópole de Hubei. Mas a cidade de Wuhan hoje também inclui os territórios do que, para a Santa Sé, eram as dioceses de Hanyang e Wuchang”. Segundo a agência, “a Conferência Episcopal Chinesa, controlada pelas autoridades comunistas, havia estabelecido de forma autônoma a diocese de Wuhan, fundindo as três sedes históricas”.

Apesar do acordo, o regime comunista chinês não abandonou a perseguição religiosa contra os católicos em diferentes lugares do país, também em Hong Kong.

Originário da província de Shanxi, dom Cui Qingq nasceu em 1964 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1991, em Hubei.

Confira também: