O cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos, disse que as mulheres, assim como todo o povo de Deus, poderão e deverão participar no Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, que será inaugurado no dia 9 de outubro com a abertura da fase consultiva.

Nesta terça-feira, 7, na conferência de imprensa em que foi apresentado o documento preparatório e o vade-mécum do sínodo, foi-lhe perguntado se as mulheres poderiam votar no sínodo, o cardeal Grech respondeu que essa possibilidade está prevista e retomada no documento preparatório.

“O sínodo terá início em 10 de outubro. Portanto, na primeira fase, a consulta às Igrejas locais, onde todos podem e devem participar, também ali, homens e mulheres, todo o povo de Deus, têm o espaço para contribuir neste primeiro nível de discernimento”, explicou.

A pergunta feita ao cardeal Grech fazia referência ao pedido de um grupo de mulheres católicas da Alemanha que pediam o voto das mulheres nas diferentes fases do sínodo.

No entanto, na próxima Assembleia Geral do Sínodo participará, pela primeira vez, uma mulher com direito de voto. Trata-se de irmã Nathalie Becquart, nomeada pelo papa Francisco como subsecretária da secretaria-geral do Sínodo dos Bispos.

O vade-mécum explica que o sínodo terá uma série de fases preparatórias antes da Assembleia Geral que será realizada em outubro de 2023.

Na primeira fase, a diocesana ou consultiva, participarão paróquias, movimentos de leigos, escolas e universidades, congregações religiosas, comunidades cristãs, grupos de ação social, movimentos ecumênicos e inter-religiosos e outros grupos.

Confira também: